Mundo
 
 
 

Ibama apreende madeira camuflada sob produtos alimentícios no Piauí

Teresina (10/05/2011) – Dois caminhões transportando 13 metros cúbicos de madeira serrada sem Documento de Origem Florestal (DOF) foi interceptado ontem em Teresina. A carga de madeira estava encoberta com milho, arroz e farinha. A Polícia Rodoviária Federal acionou o Ibama, que apreendeu os veículos com a madeira ilegal destinada à construção civil (caibros, ripas, linhas), aplicou multas de R$ 300 por metro cúbico e os infratores perderão, além da madeira, também seus caminhões.

O superintendente do Ibama, Romildo Mafra, faz um alerta: “Não se arrisquem a passar pelo Piauí com madeira ilegal nem com animais silvestres, pois não vai funcionar. Estamos trabalhando diuturnamente em parceria com a PRF. Esta é a sexta apreensão de madeira vinda do Maranhão, neste ano”.

Após a conclusão dos procedimentos legais, o Ibama dará a destinação adequada à madeira e aos caminhões apreendidos.

+ Mais

Operação Pinus Pirata apreende o equivalente a 360 carretas de árvores irregulares em SC

Florianópolis (02/05/2011) – O Ibama finalizou a operação Pinus Pirata, em Santa Catarina. A operação teve por objetivo combater o plantio ilegal de pinus no norte do estado. Em apenas uma das áreas-alvo, os fiscais federais apreenderam 9mil m³ de pinus, entre eles, os das espécies Pinus eliotti e Pinus taeda. Além da perda das árvores, os infratores pagarão mais de R$ 158 mil em multas.

De acordo com Ricardo Lima, chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama em Santa Catarina, os alvo são áreas já embargadas, portanto proibidas para uso comercial, e estavam sendo utilizadas irregularmente. “Onde se deveria estar plantando espécies nativas para fins de reflorestamento (recuperação florestal), os infratores estavam fazendo plantações visando ao lucro, o que caracteriza crime ambiental”, disse.

No total, foram estimadas áreas com plantio de aproximadamente 250 mil árvores de pinus ilegais, que ocupam uma área de aproximadamente 220 ha, totalmente percorridos pelos agentes federais ambientais do Ibama. Além do corte das árvores irregulares, os infratores terão de replantar espécies nativas em toda a extensão da área. De acordo com Lima, essas ações objetivam impedir a utilização ilegal de áreas florestais do estado de Santa Catarina e garantir que a floresta nativa permaneça preservada.

O cidadão que observar irregularidades pode ligar para a Linha Verde do Ibama (0800 61 8080). A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar.
Badaró Ferrari
Ascom - Ibama/SC
Foto: Ibama/SC

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.