Mundo
 
 
 

Novos desmatamentos são flagrados no Bioma Mata Atlântica do Rio Grande do Sul

Porto Alegre (03/06/2011) - Agentes ambientais federais do escritório regional do Ibama em Santa Maria vistoriaram áreas nas quais foram detectados desmatamentos, em São Francisco de Assis. A vistoria complementa as ações de fiscalização e vistorias da Operação Tabaco, desenvolvida entre 25 e 29 de abril, para detectar e coibir desmatamentos no Bioma Mata Atlântica na região central do estado.

Na localidade de Rincão dos Dorneles verificou-se a presença de lenha de mato nativo e de espécies exóticas proveniente de seis espécimes arbóreos ilegalmente abatidos através de corte seletivo, na área de preservação permanente de um curso d’água. O proprietário da área foi autuado e teve 10m³ de lenha apreendidos.

Na localidade de Rincão dos Trombini, também em São Francisco de Assis, foi constado outro desmate. O proprietário da terra declarou não possuir qualquer forma de autorização para o que havia realizado, e em decorrência foi autuado por destruir, com a utilização de trator de esteira, área de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica em fração de hectare, não passível de autorização para supressão ou exploração, objeto de especial preservação. A área foi interditada e não poderá ser manejada ou utilizada para atividades agro-silvo-pastoris, devendo ser permitida a regeneração da vegetação original.

No Rincão do Luz, ainda na zona rural de São Francisco de Assis, foi lavrado auto de infração ao proprietário de outra área por fazer uso do fogo para limpeza destinada ao uso agrícola, em tamanho de dois hectares.
Maria Helena Firmbach Annes
Fotos: Heitor Peretti e Paulo de Tarso Silva de Menezes - Ibama/RS

 

+ Mais

682 m³ de toras de madeira são apreendidas e doadas no noroeste do Mato Grosso

Juína (02/06/2011) – Agentes ambientais federais do Ibama, com apoio de Policiais Militares do GOC-DF, apreenderam 682 m³ de madeira em toras em uma área de extração ilegal na região da Vila Simione, município de Porto dos Gaúchos/MT. Além da madeira, foram apreendidos um trator, uma motosserra e duas armas de fogo longas, abandonados pelos infratores, que fugiram do local no momento da ação.

A extração ilegal foi identificada pelas as equipes por meio da análise de imagens de satélite e com o auxílio de helicóptero. Foi constatada grande quantidade de madeira esplanada de 24 essências, sendo que Qualea sp. (cambará) e Goupia glabra (cupiúba) foram encontradas em maior quantidade, com 290 m³ e 173 m³, respectivamente.

A madeira foi apreendida, retirada da área e doada para a prefeitura de Itanhangá/MT, que se comprometeu a utilizar na construção de pontes, reforma de escolas e de prédios públicos, em benefício da população local. Os responsáveis pelo desmatamento ilegal estão sendo identificados e serão autuados com base na Lei de Crimes Ambientais.
Ibama/Juína/MT
Fotos: Ibama/Juína/MT

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.