Mundo
 
 
 

Cargas de ágata extraídas ilegalmente são
apreendidas pelo Ibama no Rio Grande do Sul

Porto Alegre (27/07/2001) – Agentes dos escritórios regionais do Ibama em Santa Maria e Uruguaiana/RS flagraram, nos dias 20 e 21/07, minerações clandestinas de ágata em estado bruto, pedra semipreciosa exportada para diversos países, principalmente, a China.

A ocorrência se verificou no município de Lagoão, localizado no bioma Mata Atlântica (distante 175 quilômetros da capital). A ação atende requisição do Ministério Público Federal, dando conta de passivos ambientais decorrentes de extrações irregulares em pedreiras na região centro-oeste do estado.

Segundo o chefe do escritório de Santa Maria, Tarso Isaia, foram constatadas atividades de extração e comércio de ágata sem o devido licenciamento ambiental, fato que resultou nas lavraturas de cinco autos de infração, totalizando R$ 50 mil. Foram interditadas as atividades de todos os estabelecimentos e de pessoas físicas envolvidas nas infrações e apreendidas cerca de 290,1 toneladas do minério.

No mesmo município, a fiscalização do Ibama foi informada da presença de cidadãos estrangeiros que realizam a compra da ágata obtida irregularmente, os quais providenciam a exportação das cargas através do porto de Rio Grande, e, também, da utilização de equipamentos públicos municipais tanto na extração quanto no manejo das cargas de ágata (movimentação de big bags) para embarque em caminhões que seguem para o referido porto.

Tarso Isaia acrescenta que, por orientação da Superintendência do Ibama/RS, foram propostos à Receita Federal em Rio Grande alguns procedimentos a serem exigidos quando do desembaraço aduaneiro visando à exportação de cargas de ágata, incluindo-se a comprovação da origem legal do referido mineral (cópias das licenças de operação das lavras). Segundo ele, “os procedimentos estão sendo gradativamente implementados pela Receita Federal e certamente inibirão a exportação de ágata obtida sem a observância das exigências estabelecidas na legislação ambiental vigente”.

Ainda na mesma ação de fiscalização, desta vez, no município de Segredo, também localizado no bioma Mata Atlântica, foi autuada em R$ 5 mil e interditada uma serraria que funcionava sem licenciamento ambiental do órgão competente, sem registro no órgão florestal estadual e sem a devida inscrição no Cadastro Técnico Federal do Ibama.
Maria Helena Firmbach Annes
Ascom/Ibama
Fotos: Heitor de Souza Peretti

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.