Mundo
 
 
 

Fiscais do Ibama flagram depósito ilegal de
carne de tartaruga e de jacaré em Goiânia

Goiânia (06/07/2011) - Nesta segunda-feira (04/07) foi flagrado por fiscais do Ibama-GO, técnicos do Projeto Quelônios da Amazônia e policias militares ambientais, no Parque das Laranjeiras (Goiânia-GO), um bar que possuía em seu depósito carne de jacaré e tartaruga. O estabelecimento foi autuado pela infração ambiental e multado em R$10.000,00. Segundo a lei n° 9.605/98 é crime ter em depósito espécimes de fauna silvestre, bem como produtos e objetos dela oriundos sem licença do órgão ambiental.

Os fiscais do Ibama levantaram que grande parte da carne de tartaruga consumida ilegalmente em Goiás tem origem no noroeste do estado, no rio Araguaia e seus afluentes. Com recursos financeiros já garantidos a Coordenação de Operações/Supes-GO pretende no 2° semestre de 2011 intensificar ações de fiscalização referentes a esse tipo de infração, tendo como base o Plano Nacional de Proteção Ambiental (PNAPA), da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama (Dipro).

Os agentes do Ibama em conjunto com os técnicos do Projeto Quelônios da Amazônia pretendem realizar ao menos três ações de fiscalização nos tabuleiros (locais de desova) das tartarugas no noroeste goiano, visando a proteção das tartarugas-da-amazônia, espécie constante no anexo da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites).
Mirza Nóbrega
Ascom Ibama/GO
Foto: Projeto Quelônios da Amazônia

+ Mais

Ibama embarga tendas e condomínio em área de preservação permanente em Salinas, no Pará

Belém (06/07/2011) – O Ibama embargou nesta segunda-feira (04/07) a construção de condomínio residencial e a instalação de tendas para eventos na Ilha do Atalaia, em Salinópolis, a cerca de 200 km de Belém, no Pará. As obras eram realizadas sem licença ambiental, dentro de área de preservação permanente, numa das regiões de veraneio mais bonitas e valorizadas do estado. Se não comprovarem a regularidade dos empreendimentos com a legislação ambiental ao Ibama, os responsáveis poderão ser multados em até R$ 10 milhões.

Os fiscais do instituto faziam fiscalização de rotina na região do Salgado quando receberam a denúncia das construções irregulares. Uma tenda era erguida na praia do Atalaia, uma das mais frequentadas no verão paraense, que começou este mês. A outra estava sendo armada numa área de dunas, perto da lagoa da Coca-cola, próximo ao local onde o condomínio já havia finalizado duas casas e construía mais quatro - todas sem licença ambiental.

Importância das dunas

As dunas têm relevância ambiental não somente por conta da flora e fauna que abrigam, mas porque funcionam como áreas de infiltração de água potável que favorecem o surgimento de lagos e rios de água doce. Além disso, as dunas móveis levam areia para a praia e assim atenuam os processos erosivos na costa litorânea. A degradação das dunas tem se intensificado na praia do Atalaia nos últimos anos, o que faz com que a população local e os veranistas sofram com as marés altas.
Nelson Feitosa
Ascom Ibama/PA

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.