Mundo
 
 
 

Ibama apreende animais silvestres que seriam traficados via Correios

Natal (08/07/2011) – Sete iguanas, dois sapos, duas cobras e cinco lagartos. Esse foi o quantitativo de uma operação de fiscalização, ocorrida em duas caixas contendo animais que seriam enviados para a Região Sul do País pelos Correios, o que caracteriza tráfico de animais silvestres.

Um funcionário da agência dos Correios de Natal desconfiou de algumas embalagens, e ao realizar a abertura das mesmas notou a presença de vários CD´s colados as caixas, servindo como um forro, como forma de burlar o raio X, que detecta este tipo de infração. Nas embalagens observou a existência de meias e soquetes, onde os animais estavam envoltos de forma individual e em condições precárias.

A equipe de inteligência do Ibama no Rio grande do Norte conseguiu identificar a pessoa que enviou a remessa. Tratava-se de um motoboy, que indicou quem realmente era o traficante de animais. Seu perfil enquadra-se em um funcionário de uma empresa de informática de Currais Novos, interior do Estado e que mantinha em casa, vários outros animais para comércio. Sustentou ainda que realizava esta atividade há dois anos e utilizava Redes Sociais, mais precisamente pelo Orkut, para comercializar animais silvestres.

Conforme informações da fiscalização do Ibama, em 2005, já havia ocorrido uma apreensão idêntica, da mesma cidade, contendo os mesmos tipos de animais. O que na opinião de Alexandre Rochinsky, chefe da fiscalização do Ibama/RN, pode caracterizar que o tráfico já existia desde essa data, contrariando a declaração do traficante.

Todos os animais estavam em condições precárias, em razão do confinamento. Os iguanas foram reintroduzidos ao habitat natural, imediatamente, enquanto os sapos, cobras e lagartos serão enviados para Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para identificação das espécies, e em seguida, a realização da soltura em seu próprio ambiente, o mais rápido possível.

Para Alvamar Costa de Queiroz, Superintendente Estadual do IBAMA/RN, “ essa operação foi muito importante, visto que, o envio pelos Correios, é uma nova forma de tráfico de animais silvestres, o que dificulta ainda mais seu combate. Os infratores sempre procuram uma nova maneira de burlar a fiscalização. Nosso órgão irá acionar tanto a Polícia Federal, como os Correios para que, conjuntamente, possamos coibir esses procedimentos de uma maneira mais eficaz.”.
Homero Henrique Medeiros
Ascom - Ibama/RN
Foto: Ibama/RN

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.