Mundo
 
 
 

Ibama participa da operação Ágata II na fronteira das
regiões Sul e Centro-Oeste

Porto Alegre (22/09/2011) – Os primeiros dados oficiais da operação Ágata II foram divulgados nesta quarta-feira (21/09) em Porto Alegre pelo general de Exército Carlos Bolivar Goellner, representando o Ministério da Defesa, com a presença do presidente da República em exercício Michel Temer e de ministros de Estado.

As ações, iniciadas no dia 12/09 ,mobilizam sete mil homens em 3.500 quilômetros de fronteira e devem se estender até o próximo dia 26/09, em quatro estados brasileiros das regiões Sul e Centro-Oeste, na divisa Uruguai, Argentina e Paraguai, com o objetivo de reduzir o índice de criminalidade e aumentar a segurança nestas regiões. A evolução das ações da operação Ágata II pode ser acompanhada pelo site www.agata2.defesa.mil.br.

Embora disponha até o momento de resultados parciais, o Ibama já contabiliza um total de 26 autuações com quase R$ 1,4 milhão de multas aplicadas só no Rio Grande do Sul. Segundo o chefe da Divisão de Controle e Fiscalização da Superintendência do Ibama no estado, Régis Fontana Pinto, cerca de 31 agentes ambientais federais se revezam nas ações da operação desde o seu início e o foco principal das fiscalizações acontecem em barreiras rodoviárias juntamente com o Exército, com autuações de caça e pesca e apreensão de redes e pescado. Régis destaca também as vistorias em madeireira com 266m³ de madeira serrada apreendida até o momento. As operações do Ibama até o momento se concentraram nos municípios gaúchos de Rio Grande, Chuí, Jaguarão, Bagé, Itaqui, São Borja, São Luiz Gonzaga, Porto Mauá e Aceguá.

Segundo o Superintendente do Ibama/RS, João Pessoa Moreira Junior, que representou o Ministério do Meio Ambiente na entrevista coletiva desta semana, o mais importante neste tipo de operação “é o somatório de todos estes órgãos, que permite o envolvimento de um maior número de agentes na fiscalização de diversas formas de ilegalidades”.

A operação Ágata II, que, no Rio Grande do Sul ,está sendo planejada e coordenada na Capital mas com ações descentralizadas em toda a fronteira, tem a participação do Ibama, da Receita Federal, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Agência Brasileira de Inteligência, e da Anvisa, além de órgãos de segurança pública dos estados onde estão ocorrendo. Em agosto, foi realizada a operação Ágata I, na região Norte do país.

As principais ações da operação Ágata envolvem patrulhamento, pontos de controle e revistas, por terra, ar e águas territoriais (incluindo a Lagoa Mirim), inclusive com a utilização de aviões de inteligência e um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), empregado para localização e vigilância de alvos. O Plano Estratégico de Fronteiras é uma iniciativa instituída por decreto presidencial e, pela primeira vez, estabelece uma coordenação conjunta em pontos estratégicos dos mais de 16 mil quilômetros de fronteiras Maria Helena Firmbach Annes
Ascom - Ibama/RS
Foto: Ibama/RS

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.