Mundo
 
 
 

Novos desmatamentos no bioma Mata Atlântica são flagrados pelo Ibama no Rio Grande do Sul

Porto Alegre (19/09/2011) – Durante sobrevoos realizados no período de 5 a 9/09 com a utilização do helicóptero Ibama-1, agentes do Escritório Regional de Santa Maria/RS identificaram 30 novos locais que apresentavam desmates recentes na Floresta Estacional Decidual, do bioma Mata Atlântica, um terço deles, no município de São Francisco de Assis, localizado a 427 quilômetros da Capital, na região central do estado.

Segundo o chefe do escritório, Tarso Isaia, na grande maioria, as matas nativas foram convertidas em lavouras temporárias e, em alguns casos, os desmatamentos foram seguidos da queima para eliminação dos resíduos dos desmates e as áreas estão prestes a ser preparadas para cultivos. Além do município de São Francisco de Assis, também, em Toropi e em Sinimbu, foram flagrados desmatamentos recentes.

No município de Pinhal Grande, a ação fiscalizatória vistoriou um depósito de madeira de essências nativas com aproximadamente 50 m³ de pranchas e tábuas sem origem legal. Em Toropi, onde foram constatados diversos desmatamentos, o responsável pelo corte ilegal de vegetação nativa em área aproximada de 1,8 ha foi autuado e multado em R$ 10 mil, além de ter a área embargada para atividade agrossilvopastoril. Em Pinhal Grande, foi notificado o proprietário do galpão no qual estão depositados os 50 m³ de madeira de essências nativas para que comprove sua origem legal.

Segundo Tarso Isaia, nos próximos dias, serão visitadas outras localidades onde foram constatados novos casos de danos causados à vegetação natural do bioma Mata Atlântica, dando-se seguimento à ação iniciada em 2010 com objetivo de estancar as ocorrências de práticas capazes de comprometer a integridade daquela porção do bioma em território gaúcho.
Maria Helena Firmbach Annes
Ascom - Ibama/RS
Foto: Heitor de Souza Peretti

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.