Mundo
 
 
 

Operação de fiscalização apreende 18,5 toneladas de Corvina em Rio Grande/RS

Rio Grande (15/09/2011) – Uma operação conjunta do Escritório Regional do Ibama em Rio Grande e do 1° Pelotão Ambiental da Brigada Militar apreendeu, na madrugada da última segunda-feira (12/09), 18,5 toneladas de Corvina (Micropogonias furnieri).

Segundo o analista ambiental Luiz Louzada Junior, chefe do escritório regional do Ibama, a embarcação tipo traineira já era monitorada há algum tempo através do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS), “o que permitiu conhecer o modus operandi da mesma”. Ele salienta que esta forma de monitoramento permite conhecer e entender o comportamento dos barcos de pesca rastreados ao longo do ano. Com estas informações disponíveis, verificou-se que a embarcação preparava-se para entrar na Barra de Rio Grande na noite de domingo (11/09).

Depois de contato com o Pelotão Ambiental, “que prontamente atendeu a solicitação do Escritório de Rio Grande”, foi composta a equipe para realizar a inspeção da embarcação. No momento em que o grupo de fiscalização chegou à Barra, às 22h30, os pescadores desatracaram a embarcação e fugiram, deixando peixes espalhados no trapiche. O fato foi constatado pela equipe, que teve acesso ao prédio da empresa pela área externa, passando por arame farpado e pregos cravados no muro.

“Depois de entrarmos na empresa, ficou evidente que a traineira estava carregada de corvina, espécie proibida de captura por esse tipo de embarcação, conforme Portaria Ibama 43/2007”, informa o analista ambiental.

Pelo menos, sete toneladas foram descarregadas antes da chegada da equipe de fiscalização. Só após dialogar com o proprietário da empresa e da embarcação, ele determinou o retorno da traineira para o trapiche, depois de quase cinco horas. Apenas durante a madrugada, foi possível descarregar o restante da corvina, doada para o programa Mesa Brasil (responsável pela distribuição do pescado) e contabilizar todo o peixe desembarcado para lavratura do respectivo auto de infração. Foram apreendidos barco, rede e peixes e a multa aplicada foi de R$ 371 mil.

A embarcação de pesca utilizava rede de cerco. No cerco, a embarcação principal carrega outra embarcação menor, chamada panga. Quando o cardume é avistado, a panga é liberada na água e puxa a ponta da rede, fazendo um cercamento do cardume. Depois, a rede de cerco é fechada pelo fundo (vira tipo um cesto gigante), onde o cardume fica aprisionado.

O Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS) foi instituído e regulamentado por meio da Instrução Normativa Interministerial n.º 2, de 04 de setembro de 2006, da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, da Presidência da República (SEAP/PR), atual Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Marinha do Brasil. O PREPS tem por finalidade o monitoramento, a gestão pesqueira e o controle das operações da frota pesqueira autorizadas pelo MPA e o potencial para melhorar a segurança dos pescadores embarcados.
Maria Helena Firmbach Annes
Ascom Ibama/RS

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.