Mundo
 
 
 

Ibama e PRF desarticulam rinha de canários em Juazeirinho/PB

João Pessoa (08/11/2011) – Em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, a fiscalização do Ibama na Paraíba desarticulou uma rinha de canários-da-terra na localidade de Açude Mucutu. Quatro pessoas foram autuadas pelo cativeiro ilegal dos pássaros e por maus tratos contra os animais.

No local onde funcionava a rinha foram encontrados 25 canário-da-terra, mais sete animais na residência de um dos autuados, somando 32 pássaros apreendidos. Na residência também foram encontrados materiais para a caça, entre eles espingardas, munição, carregadores e rádios de comunicação, que também foram apreendidos.

Foram sete autos de infração aplicados pelos agentes ambientais federais somando R$ 91 mil reais em multas. Cerca de cinqüenta gaiolas encontradas no estabelecimento onde os animais eram colocados para brigar foram destruídas pelos agentes. Além dos processos administrativos, os envolvidos também devem responder por crime ambiental na justiça.
Christian Dietrich
Ibama/PB

+ Mais

Ibama fiscaliza caça e pesca predatória no Mato Grosso

Barra do Garças (08/11/2011) - O Ibama Mato Grosso, por meio da Gerência Executiva de Barra do Garças, em parceria com a Polícia Militar do Mato Grosso, realizou operação de fiscalização de caça e pesca predatória nos rios Araguaia e Caiapó (bacia do rio Araguaia), Culuene, Sete de Setembro e Couto Magalhães (bacia do rio Xingu).

A operação foi realizada em duas etapas, totalizando 11 dias, e compreendendo o período anterior ao início da piracema na região. Durante os trabalhos, foram apreendidos 150 kg de pescado, 3,5 kg de carne de animal silvestre, uma tartaruga da amazônia viva, além de farto material predatório: 41 redes, 19 tarrafas, 210 anzóis de galho (pindas), 10 cordas de espinhel. Também foram apreendidos seis motores de popa, três barcos, três motosserras e dois freezers, além de uma arma de fogo.

Na ação, foram embargados um loteamento às margens do rio Caiapó e uma pousada às margens do rio Culuene, ambos sem as devidas licenças ambientais. A piracema teve início no dia 1º de novembro na bacia do rio Araguaia e no dia 5 de novembro na bacia do rio Xingu. No total, foram lavrados 21 autos de infração, totalizando R$ 148 mil.
O pescado foi doado à Funai e para a Apae do município de Canarana.
Ascom MT

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.