Mundo
 
 
 

Paraná perde mais de 700 hectares de floresta de araucária

Curitiba (13/12/2011) - Na primeira semana da Operação Atlântico Verde, a superintendência do Ibama no Paraná constatou a destruição de 718,66 hectares de floresta ombrófila mista – floresta com araucária, entre corte raso e corte seletivo.

Somente em uma área de um único proprietário, localizada no município de Inácio Martins, foram danificados/destruídos. 534,50 hectares desse tipo de floresta. “Lamento muito que isso esteja acontecendo”, comentou o superintendente do Ibama no Paraná, Helio Sydol. Em 2000, segundo ele, as áreas remanescentes de araucárias equivaliam a apenas 0,8% da cobertura original e “este quadro vem piorando cada vez mais”.

Sydol observa que as florestas nativas têm sido derrubadas para plantar pinho e eucalipto, onde o relevo é mais acidentado, e em locais com relevo mais plano, o objetivo dos desmatadores é abrir áreas para cultivo de cereais.
Ascom - Ibama
Foto: Geancarlo Otto - Ibama

+ Mais

Ibama finaliza operação Ágata no Mato Grosso do Sul
Campo Grande (08/12/2011) – O Ibama apreendeu nesta semana aproximadamente mil lascas de diversas espécies vegetais em área de litígio na reserva indígena Kadiweu, em Porto Murtinho/MS. As ações de fiscalização na região fazem parte da operação Ágata III, coordenada pelo Comando Militar do Oeste (CMO).

A madeira apreendida, juntamente com um trator de esteira usado na exploração, está sendo retirada da área com apoio do Exército e, após conclusão dos trâmites processuais, deverão ser doados.

Nesta terceira etapa da operação Ágata, iniciada em 21 de novembro na região de fronteira no Mato Grosso do Sul, o Ibama, com apoio do Exército, Marinha e Aeronáutica, apreendeu três tratores, um caminhão, 60 metros de carvão e 10 kg de pescado, além de lavrar três termos de embargo e aplicar mais de R$ 200 mil em multas.

Em setembro deste ano, o Ibama participou da segunda fase da operação, quando foram apreendidos 273,9 m³ de madeira serrada na região fronteiriça do Brasil e países vizinhos, no Mato Grosso do Sul.
Ibama/MS
Foto: Ibama/MS

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.