Mundo
 
 
 

Ibama desarticula esquema de comércio ilegal de madeira protegida em Mato Grosso

Sinop (14/05/2012) - O Ibama flagrou na última sexta-feira (11/05) uma área de reserva onde acontecia exploração ilegal de madeira na zona rural de Paranaíta, município a 65Km de Alta Floresta, norte de Mato Grosso. A equipe de fiscais observou diversos ramais e veios de exploração na área de reserva. A principal espécie explorada era da essência castanheira, com árvores que chegam a 140 cm de diâmetro e 25m de altura. No local havia seis homens que foram autuados em flagrante.

Nesta autuação, o proprietário do imóvel comercializava e explorava as árvores de sua propriedade, empregando a madeira na construção civil e benfeitorias na fazenda. De acordo com o coordenador da ação, Émerson Luiz Servello, as castanheiras constam em listas de espécies ameaçadas de extinção. "O corte e uso dessas árvores são proibidos sob qualquer aspecto", informa.

O gerente executivo do Ibama em Sinop, Evandro Selva, salienta a importância da participação da sociedade na preservação da Floresta Amazônica, segundo ele, o cidadão é um parceiro do Ibama, ao tempo em que denuncia as prática ilegais de exploração de madeira. "Com a participação ativa e intensa da sociedade, ganha o meio ambienta e o próprio cidadão, só quem tem a perder é o mau feitor", avalia.
Badaró Ferrari
Ascom – Ibama
Fotos: Felipe Lobo/Ibama

+ Mais

Empresas que comercializavam créditos fraudulentos de madeira são multadas pelo Ibama no Mato Grosso

Brasília (29/05/2012) – O Ibama finalizou na última segunda-feira (28/05) uma ação de combate ao desmatamento ilegal em Guariba, município de Colniza, norte do Mato Grosso. Durante uma semana, seis empresas madeireiras foram vistoriadas e tiveram seus créditos de madeira no Sisflora rastreados. O resultado foi 509 m³ de madeira apreendida e mais de R$ 3,45 milhões em multas por comercializar madeira extraídas ilegalmente e por compra e venda irregular de créditos de madeira.


Quatro empresas tinham pouca ou nenhuma madeira estocada em pátio, mas possuíam um grande fluxo de créditos fraudulentos de madeira no sistema. Com isso, recebiam madeira extraída ilegalmente da Amazônia e utilizavam créditos fictícios para poderem comercializá-la e transportá-la. Ao todo, os créditos virtuais fictícios somavam mais de 10,7 mil m³. Outra empresa, apesar de não possuir sede física de fato, contava com quase 400 m³ de créditos de madeira em toras no sistema e apenas movimentava créditos para que outras empresas acobertassem madeira extraída ilegalmente.

As cinco empresas que apresentaram irregularidades foram embargadas, bloqueadas no sistema e deverão retificar seu saldo de créditos junto a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA/MT) para voltarem a funcionar. Apenas uma das empresas vistoriadas estava com créditos e pátio em concordância.
Ascom/Ibama
Foto: Daniel Cohenca/Ibama

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.