Mundo
 
 
 

Ibama embarga três mil ha de desmates e fecha
madeireiras que serravam castanheiras no Pará

Belém (02/05/2012) - O Ibama já aplicou R$ 25 milhões em multas e embargou três mil hectares de áreas de florestas ilegalmente desmatadas em Ulianópolis, Dom Eliseu, Rondon do Pará, Pacajá, Novo Repartimento, Portel e Anapu, no sudeste do Pará. Os agentes federais, que há 45 dias combatem com a operação Soberania o desmatamento da floresta amazônica na região, ainda apreenderam quatro tratores, seis motosserras, um caminhão, 517 m³ de madeira, 484 metros de carvão vegetal e destruíram 50 fornos ilegais para produção do produto florestal.


Três madeireiras que serravam ilegalmente castanheiras-do-Pará também foram embargadas na segunda-feira (23/04), em Novo Repartimento. Os fiscais flagraram as serras em plena atividade e apreenderam cerca de 235 m³ de castanheiras em tora e 35 m³ da espécie já serrada nos pátios das empresas (quantidade suficiente para encher 15 caminhões). Uma das madeireiras operava sem licença ambiental e teve o maquinário apreendido.

A castanheira-do-Pará, cujo corte e comercialização são proibidos por lei,está na lista das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. "É um árvore fundamental para a ecologia da floresta amazônica que ainda desempenha papel fundamentalna subsistência das populações tradicionais de toda a região", disse o coordenador da ação, o analista ambiental Lucivaldo Serrão.

A operação Soberania conta com o apoio de homens do Batalhão de Policiamento Ambiental de Belém e prossegue no sudeste paraense por tempo indeterminado.
Nelson Feitosa
Ascom/Ibama/PA
Foto: Norberto Neves - Ibama Divulgação

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.