Mundo
 
 
 

Autuados novos desmatamentos no bioma Mata Atlântica na região central do RS

Porto Alegre (10/10/2012) - Durante os últimos trinta dias, em conjunto com a Policia Civil do RS, o Ibama em Santa Maria realizou diligências na zona rural dos municípios de Nova Palma (localidades de Pinhalzinho e Novo Paraíso) e Pinhal Grande (localidades de Rincão do Leão e Rincão dos Basílios), áreas do Bioma Mata Atlântica no Rio Grande do Sul.

As ações, que tiveram o apoio de equipes da Polícia Civil daqueles municípios e também da Brigada Militar de Pinhal Grande, foram para constatar desmatamentos a corte raso, feitos com a utilização de trator-esteira, no que se convencionou chamar de “empurradas”, já que o objetivo principal da ação é limpar o terreno das pedras, ao mesmo tempo “empurrando” junto a vegetação nativa de porte arbóreo-arbustivo.

Agentes ambientais federais do Ibama estavam há cerca de dois anos na identificação do tratorista que vinha praticando os ilícitos na região, mas ele sempre conseguia evadir-se das áreas desmatadas antes da chegada dos agentes. Agora, foi pego em flagrante e autuado.

Foram feitas sete autuações, totalizando 4,5 hectares de desmatamento que foram embargados para atividades agrossilvopastoris. Foram aplicados R$ 12 mil em multas e apreendidos o trator-esteira e o caminhão-prancha que o transporta. As áreas esmatadas do Bioma Mata Atlântica que seriam utilizadas para implantação de lavouras temporárias de fumo, milho, soja ou pastagens, agora deverão ser objeto de recuperação ambiental, permanecendo sem uso, de forma que a vegetação original se regenere.
Maria Helena Firmbach Annes
Ascom Ibama/RS
Fotos: Heitor Peretti

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.