Mundo
 
 
 

Ibama encontra carne de tartaruga na bagagem de passageiro no Aeroporto Internacional de Belém

Novo Progresso (19/11/2012) - O Ibama apreendeu dez quelônios, provavelmente tartarugas-da-amazônia, sem carapaças e sem cabeças, neste domingo (18/11), no Aeroporto Internacional Val de Cans, no Pará. Os animais estavam escondidos sob peças de carne bovina em uma caixa de isopor. O dono da bagagem fugiu, ao perceber que os fiscais vistoriavam as bagagens do seu voo. Identificado por meio da companhia aérea, ele acabou multado em R$ 50 mil e responderá civil e criminalmente pelo dano à fauna brasileira.

O voo da TAM JJ3870 chegou à capital às 12h50. Os agentes do posto de fiscalização do Ibama examinavam as bagagens dos passageiros quando suspeitaram do isopor, com capacidade para 40 litros. Ao abri-lo, encontraram oito peças de carne acondicionadas em sacolas plásticas individuais e, sob elas, os quelônios, embalados em sacos menores.

"O passageiro levava a carne de boi apenas para tentar enganar a fiscalização", acredita o chefe do posto de fiscalização, o analista ambiental Luiz Paulo Albarelli. Segundo ele, o Ibama está avaliando qual foi a responsabilidade da companhia aérea no caso. "Não houve a verificação da carga e a empresa transportou os animais abatidos ilegalmente", disse.

Incluídos no Anexo II da Convenção de Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), os quelônios (tartarugas, tracajás, muçuãs, jabutis, entre outras) são espécies ameaçadas que têm a captura, posse, transporte e comércio proibidos por lei.

Os animais apreendidos serão doados ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, para utilização no ensino e pesquisas, e a carne bovina, a entidades que desenvolvem trabalhos sociais em Belém.
Nelson Feitosa
Ascom Ibama/PA
Fotos: Luiz Albarelli

+ Mais

Ibama manda reforços ao ICMBio para as operações de combate na Rebio Lago Piratuba

Brasília (12/11/2012) - O Ibama enviou um helicóptero e coordenadores de campo para auxiliar as operações de combate aos incêndios florestais que atingem a Reserva Biológica do Lago Piratuba, no Amapá. Cerca de 75 brigadistas também estão de prontidão para serem enviados a qualquer momento, caso o ICMBio necessite do reforço de combatentes. O incêndio vem sendo combatido desde outubro por um contingente de 21 brigadistas do ICMBio, 20 soldados do Exército Brasileiro e 35 bombeiros militares do Amapá. Até o momento cerca de 4.000 hectares foram atingidos.

Os incêndios florestais nesta Unidade de Conservação apresentam alta dificuldade de controle, pois se propagam em combustível de turfa (incêndios subterrâneos) e as estratégias de combate envolvem abertura de trincheiras profundas ao longo de todas as frentes de fogo. Este tipo de incêndio apresenta grande impacto sobre os ecossistemas atingidos, exterminado todas as formas de vida que encontram pela frente, desde o subsolo até a copa das árvores.
Ascom Ibama

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.