Mundo
 
 
 

Garimpos no oeste do Mato Grosso são fechados pelo Ibama

Cuiabá (28/03/2013) - Operação Jungle II, iniciada no dia 12 de março pelo Ibama, com o objetivo principal de coibir desmatamento na região de Pontes e Lacerda (450 quilômetros de Cuiabá), fechou dois garimpos ilegais e apreendeu 1,7 milhão de reais em equipamentos, além de aplicar 732 mil reais em multas.

A fiscalização das áreas de garimpo, na faixa de fronteira com a Bolívia, contou com agentes do Ibama, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

As áreas sofreram embargo e foram apreendidos três caminhões, quatro pás carregadeiras, uma retroescavadeira, diversos geradores, motores estacionários, motores elétricos com moinhos e outros equipamentos utilizados na degradação ambiental.

Os fiscais do Ibama constataram o descumprimento de embargo de um garimpo, que já havia sido autuado em agosto de 2012 e que estava com suas atividades embargadas, e lavraram novos autos de infração para os responsáveis.

Os bens apreendidos pelo Ibama e pela Polícia Federal foram retirados dos autuados e depositados junto às prefeituras dos municípios de Pontes e Lacerda e de Conquista D'Oeste.
Segundo o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes, "as forças federais que atuam no Mato Grosso não darão trégua as crimes ambientais".
Nicélio Silva
Ascom Ibama/MT
Fotos: Divulgação Ibama

+ Mais

Fiscalização do Ibama autua empresa que operava sem licença no rio Camaquã

Porto Alegre (04/03/2013) - Em uma operação de fiscalização realizada no município de Canguçu, localizado na região Sudeste do Rio Grande do Sul, distante 274 km da Capital, uma equipe de analistas do Ibama e de soldados do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, constatou a extração irregular de areia e cascalho no Rio Camaquã, na localidade chamada de Vau dos Prestes. A empresa responsável pela extração não possui Licença de Operação válida para a atividade e foi autuada em R$ 200 mil. A fiscalização ocorreu entre os dias 15 e 19 de março de 2013.

No local, os fiscais constataram que a retirada irregular de areia, cascalho e seixos do leito do Rio Camaquã, com uso de draga, ocorria há pelo menos seis meses, segundo declaração dos funcionários que se encontravam no local.

No dia 15/02 durante a primeira vistoria, a empresa foi notificada a apresentar as licenças dos órgãos ambientais competentes e no dia 18/02/2013 os representantes compareceram na unidade do Ibama de Pelotas, quando apresentaram apenas a Licença de Operação, referente ao depósito da extração do material. Sem a Licença de Operação exigida por Lei para a extração, a empresa foi então autuada e todo o material e equipamento usado foi apreendido e lacrado. A empresa também deve retirar a draga do rio.
Maria Helena Firmbach Annes
Ascom Ibama/RS
Fotos: Cristiano Souza Ibama

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.