Mundo
 
 
 

Ibama e Brigada Militar intensificam fiscalização de pescado no Rio Grande do Sul

Porto Alegre (27/03/2013) – Com o início das operações de fiscalização de pesca realizadas pelo Ibama no Rio Grande do Sul e pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar na zona sul do estado, as operações já somam até o momento 18 autos de infração, no valor de R$ 450 mil.

Foram apreendidas dez toneladas de camarão e três de pescado, três furgões, uma camionete, um caminhão e uma embarcação de 15 metros de comprimento, utilizados para o transporte irregular do pescado. Foram fiscalizados aproximadamente 300 veículos e cinquenta embarcações dos mais diversos tipos e vinte entrepostos de pesca.

De acordo com o chefe do Núcleo de Fiscalização do Ibama/RS, José Luiz Maria, as equipes trabalham em duas operações paralelas. A operação Poti 2013, iniciada em 17/03, e Atlantis, iniciada uma semana depois. Ambas mobilizam as equipes de fiscalização dos dois entes a fim de coibir ilícitos ambientais envolvendo captura, transporte e comercialização de pescado proveniente do estuário das lagoas dos Patos e Mirim e do Oceano Atlântico, haja vista a intensificação do comércio no período da Semana Santa, bem como o defeso do camarão oceânico (de 01/03 a 31/05).

A fiscalização envolve barreiras móveis, fiscalização em entrepostos de pescado e indústrias pesqueiras, além de incursões embarcadas na Lagoa dos Patos, a fim de verificar os métodos de pesca e o devido licenciamento dos envolvidos na atividade. Também, foram realizados sobrevoos de helicóptero por toda a costa oceânica do estado e na parte sul da Lagoa dos Patos. Todo o pescado apreendido é doado ao programa Mesa Brasil para ser distribuído a entidades de assistência social da região.
Maria Helena Firmbach Annes
Ascom Ibama/RS
Fotos: Divulgação Ibama


 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.