Mundo
 
 
 

Ibama embarga mais de 3,6 mil hectares de terras em Rondônia

Porto Velho (18/03/2013) – Com o objetivo de coibir o desmatamento ilegal nas áreas consideradas críticas pelo monitoramento ambiental dentro da Amazônia (Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia), agente ambientais do Ibama já embargaram, em pouco mais de 30 dias, 3.613,5 hectares de áreas desmatadas ilegalmente, apreenderam quatro tratores e aplicaram multas que chegam a R$ 5 milhões.

A operação Onda Verde tem em Rondônia base no Distrito de União Bandeirantes, município de Porto Velho. A base é uma unidade avançada que conta com veículos adaptados ao solo amazônico, equipe de peritos em sensoriamento remoto, que decodifica as imagens que chegam dos satélites, apontando os alvos a serem vistoriados.

Equipes de ar e terra conseguem, a partir das imagens de áreas desmatadas e da agilidade com que elas chegam às mãos dos agentes, efetuar com grande precisão o bloqueio imediato do desmatamento. “Essa agilidade nos permite chegar em bloco nas áreas que estão sendo desmatadas, o que nos possibilita prender os infratores e a apreender os equipamentos utilizados no desmatamento ilegal.”, disse o chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama em Rondônia, Renê Oliveira.

Os municípios com maior incidência de registros ambientais são Porto Velho, Nova Mamoré, Cujubim, Machadinho do Oeste, Buritis e Costa Marques. “Estamos atentos a toda área crítica do desmatamento em Rondônia. Todos os agentes tem ordem expressa de aplicar a lei com rigor, não só multando, mas embargando áreas, apreendendo produto de plantio irregular, gado criado em área embargada, bem como máquinas e caminhões utilizados no ilícito ambiental.”, alerta Oliveira.

A operação Onda Verde conta com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e da Força Nacional de Segurança Pública.
Badaró Ferrari
Ascom Ibama

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.