Mundo
 
 
 

Onda Verde do IBAMA embarga 2,5 mil ha de desmates na região de Novo Progresso, no Pará

Belém (18/03/2013) - O Ibama embargou 2,5 mil hectares de áreas ilegalmente desmatadas para pecuária, desde o início da Operação Onda Verde na região de Novo Progresso, no oeste do Pará. Cerca de R$ 7 milhões em multas já foram aplicadas. Muitos desmatamentos, porém, ainda não receberam autuação e foram embargados por edital, porque não se conhece os posseiros das terras.

"Essa medida vai facilitar a aplicação futura da multa, além da apreensão e doação do gado que for encontrado nestas propriedades", explica o coordenador da Onda Verde em Novo Progresso, o analista ambiental Leonardo Tomaz.
Um destes desflorestamentos para a expansão da pecuária foi flagrado pelos agentes ambientais a apenas dois Km da Terra Indígena do Baú, no Distrito de Castelo dos Sonhos. Os desmatadores fugiram pela mata, ao avistar o helicóptero do Ibama, deixando duas motosserras e 400 hectares de florestas destruídas. Sem Cadastro Ambiental Rural (CAR), a área acabou embargada por edital e não poderá mais ser alvo de legalização fundiária.
Gado em área desconhecida: doação sumária

No final do ano passado, o instituto apreendeu 500 cabeças de gado em uma área desmatada e embargada por edital, em Novo Progresso. Foi a primeira apreensão de um rebanho de dono desconhecido feita pelo instituto no país. O pecuarista que fomenta o desmatamento não autorizado, segundo o superintendente do Ibama no Pará, Hugo Américo, se mantém na ilegalidade para evitar a responsabilização pelos danos que provoca ao meio ambiente.

"Criar gado em área desmatada e embargada por edital, deixar de marcar o animal, não se inscrever no CAR, não vai impedir a apreensão do Ibama. Este ano mais rebanhos nesta mesma situação serão apreendidos na região", afirma Hugo.

Após a intervenção do IBAMA, o proprietário dos 500 bois veio à tona e reclamou a posse dos animais. Mas a apreensão foi mantida e todo o rebanho acabou doado sumariamente à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais na região. "Foram apenas dez dias entre a apreensão na área embargada sem posseiro conhecido e a doação sumária. Ou seja, foi pior negócio para o pecuarista não buscar a legalidade ambiental", diz o superintendente.
Fiscalização permanente

A Onda Verde do IBAMA continua combatendo desmatamentos não autorizados na região de Novo Progresso até o final de 2013, ou até a interrupção dos desflorestamentos ilegais. No Pará, a operação também ocorre em Anapu e Uruará. Há mais quatro frentes de fiscalização na Amazônia Legal: no Mato Grosso, Amazonas e em Rondônia.
Nelson Feitosa
Ascom IBAMA


 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.