Mundo
 
 
 

Onda Verde do Ibama aplica mais de R$33 milhões em multas na região de Anapu no Pará

Anapu-PA (17/04/2013) - Nos últimos 35 dias, somente na região de Anapu (765 quilômetros de Belém), o Ibama aplicou mais de R$ 33 milhões em multas e embargou 4.959 hectares de terras desmatadas ilegalmente. A fiscalização atuou nos municípios de Anapu, Novo Repartimento, Pacajá, Portel e Senador José Porfírio.

A operação Onda Verde, deflagrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em locais estratégicos com riscos de desmatamento ilegal na Amazônia, continua surpreendendo os criminosos ambientais, além das multas, ainda foram apreendidos e soltos na natureza seis exemplares de jabuti e diversos passarinhos que estavam em cativeiro. Uma arara vermelha e um curió de asas cortadas foram enviados para Altamira para que possam aguardar o momento oportuno de voltar para a natureza.

Nesse período, também foram doados 5 mil metros cúbicos de madeiras apreendidas para cinco associações de pequenos produtores rurais, beneficiando mais de 1,3 mil famílias da região.
Apesar da intensa chuva que cai sobre a região, o uso de helicópteros e de veículos adequados permitiu que a equipe do Ibama, baseada na cidade de Anapu, conseguisse verificar 100% dos polígonos de desmatamento indicados pelo Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), e enviados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A operação Onda Verde, que acontece simultaneamente em seis bases da Amazônia Legal, continuará monitorando novos desmatamentos e o uso ilegal de áreas embargadas, durante todo o ano de 2013. E no Pará, além dos agentes do Ibama, a Operação conta com a participação da Força Nacional de Segurança (FNS) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
Nicélio Silva - Texto e Fotos
Ascom Ibama / MT

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.