Mundo
 
 
 

Fiscalização do Ibama combate desmatamento no sul do Amazonas

Manaus (30/10/2013) – O Ibama divulgou os resultados parciais da operação Arãtareimo, que está sendo realizada em Lábrea e Boca do Acre, no Amazonas. Somente no mês de outubro foram aplicados cerca de R$14 milhões em multas e 2658 hectares foram embargados, por destruição de floresta nativa sem autorização do órgão competente.

Segundo o Superintendente substituto do Ibama no Amazonas, Geandro Pantoja, o conjunto de ações integradas de fiscalização do Ibama, com apoio do Exército, Batalhão Ambiental da Polícia Militar e outras instituições parceiras, ajuda a reduzir os índices de desmatamento e tem efeito dissuasivo que impede novas infrações".

De acordo com Cícero Furtado, Coordenador de Fiscalização do Ibama no Amazonas, "o Ibama tem intensificado suas ações de fiscalização em todo o Sul do Amazonas, região crítica de desmatamento, através de vistorias a indicativos e alertas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), verificação de cumprimento de embargos e abordagens de caminhões que transportam madeira”.

As áreas embargadas não podem continuar sendo utilizadas para criação de gado ou qualquer outra atividade que possa impedir sua regeneração natural. No caso de descumprimento de embargo com atividade pecuária, o rebanho pode ser apreendido pelo Ibama. Além disso, a Lei de Crimes Ambientais prevê pena de um a três anos, além de multa, para quem destrói área de floresta amazônica sem a autorização do órgão ambiental competente.
Ascom/Ibama/AM
Foto: Ibama/AM

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.