Mundo
 
 
 

Ibama impede importação irregular de peles e couros de animais silvestres exóticos no Aeroporto Internacional de Viracopos

Campinas/SP (08/10/2013) – Durante fiscalização realizada na primeira semana de outubro pela equipe da Unidade Avançada do Ibama no Aeroporto Internacional de Viracopos (UA-VCP) em Operações de Comércio Exterior, os agentes constataram irregularidades na importação de peles de animais silvestres exóticos procedentes da Itália. A carga foi identificada com apoio de fiscal federal agropecuário da equipe local da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro/MAPA).

Dos 66 itens da carga de vestuário, que continham peças de alta costura, como casacos, vestidos, jaquetas, bolsas, carteiras e artesanatos, 15 itens eram de peles/couros de vison-americano (Mustela vison), raposa-prateada (Vulpes vulpes), píton-reticulada (Python reticulatus) e javali (Sus scrofa). Não foram apresentadas as Licenças de Importação do Ibama para estes itens.

Caracterizada a infração administrativa ambiental, foram lavrados os autos de infração, impedida a importação e determinada a devolução à origem dessa parte da carga contendo os itens sem as licenças exigidas pela legislação.

Ao todo foram lavrados cinco autos de infração, aplicados tanto para a empresa importadora quanto para a loja que realizou a compra no exterior. O valor total das multas chegou a R$ 63.100,00, considerando as seguintes infrações administrativas ambientais: apresentação de informação enganosa em sistema oficial de controle; introdução de espécimes animais silvestres exóticos sem licença expedida pela autoridade ambiental competente; funcionamento de estabelecimento comercial de fauna silvestre exótica sem licença ou autorização do órgão ambiental competente, cujos enquadramentos estão previstos, respectivamente, nos artigos 82, 25 e 66 do Decreto Federal nº 6.514/2008.

Além da equipe lotada na unidade do Aeroporto de Viracopos, a inspeção e análise do caso teve a colaboração de servidores da Superintendência do Ibama em São Paulo, da Coordenação-Geral de Autorização de Uso e Gestão de Fauna e Recursos Pesqueiros (CGFAP/DBFLO) do Ibama-Sede e de servidores da Superintendência do Ibama em Pernambuco, em operação na unidade.
Ibama
Fotos: Equipe Ibama UA-VCP

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.