Mundo
 
 
 

Madeira protegida de corte é apreendida pelo Ibama no Paraná

Curitiba (07/02/2014) – A superintendência do Ibama no Paraná realizou nesta semana, importante apreensão de imbuia, árvore em extinção e protegida de corte, na região de União da Vitória no sul do estado. A fiscalização ocorreu na terça-feira dia 04 e foram apreendidos cerca de 30 m³ (metros cúbicos) em toras de grande diâmetro, indicando tratar-se de árvores com mais de cem anos.

O Ibama identificou o responsável pelo transporte e depósito da carga e o autuou em 20 mil reais de acordo com a legislação vigente, além de apreender um caminhão e a madeira. Na autuação, os agentes do Ibama utilizaram o auto de infração eletrônico, que é uma nova tecnologia à disposição do órgão federal, que visa otimizar a cobrança das multas aplicadas.

De acordo com o Superintendente do Ibama no Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso, “ações como esta terão continuidade, em especial para reprimir o corte ilegal de espécies raras ou extinção. Estaremos concentrados na conservação da floresta de araucárias, que é onde ocorrem as imbuias.”

A imbuia (Ocotea porosa) possui uma madeira bastante procurada para mobiliário de alto padrão, por vezes adquirido sob encomenda. No campo, seu valor varia entre 300 à 500 reais por metro cúbico, de acordo com o diâmetro das toras. Quando transportada para os grandes centros consumidores, como Curitiba, a madeira é cotada à R$ 3 mil o metro cúbico e, após ser serrada, tem sido comercializada em até R$ 25 mil reais o metro cúbico.
Ibama/Paraná
Foto: Fonte Ibama/PR

+ Mais

Durante fiscalização Ibama flagra madeira extraída ilegalmente no Amapá

Amapá (03/02/2014) – O Ibama realizou ação de fiscalização durante a madrugada de sábado para domingo (1/02) e flagrou dez homens realizando o carregamento de madeira serrada extraída ilegalmente do interior do assentamento Agroextrativista do Maracá, no Município de Mazagão. Foram apreendidos cerca de 9 m³ de madeira serrada, um caminhão, uma motosserra e uma camionete que dava apoio a infração.

Os envolvidos foram conduzidos até a delegacia de polícia e os responsáveis foram multados pelo Órgão Estadual de Meio Ambiente (Sema/Imap).

Foi constatado que o delito ocorria há bastante tempo nos ramais vicinais da BR 156, próximo ao Rio Preto, onde os infratores derrubavam as árvores e as desdobram em pranchas no próprio local. O transporte da madeira serrada era realizado durante a noite, principalmente nos finais de semana e feriados, para burlar a fiscalização, por via rodoviária e por via fluvial.

O Assentamento Agroextrativista do Maracá é um projeto de assentamento especial desenvolvido pelo Incra, que leva em consideração as características da população tradicional da região. É o maior assentamento do estado em área e o mais preservado ambientalmente. Moram no assentamento mais de 4000 pessoas distribuídas em 934 unidades familiares cadastradas junto ao Incra

As ações de fiscalização conjuntas do Ibama, Imap e Batalhão Ambiental na região do assentamento devem continuar de forma a combater os ilícitos ambientais na região. A ação de fiscalização do Ibama atendeu a uma solicitação do Secretário de Meio Ambiente do Amapá.

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.