Mundo
 
 
 

Mais de três mil caranguejos são apreendidos no segundo período de defeso no Espirito Santo

Brasília (11/02/2014) - O Ibama encerrou no dia 8 de fevereiro a primeira parte do 2º período de defeso do caranguejo-uçá no litoral Norte e Sul do Espírito Santo. Durante os seis dias da operação a equipe de fiscalização apreendeu 3.604 caranguejos vivos e quatro veículos nos municípios de Conceição da Barra, São Matheus e Presidente Kennedy. Também foram aplicadas 23 multas no valor total de 38 mil 600 reais e quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia.

As apreensões ocorreram no momento da captura dos animais no mangue, quando estavam sendo transportados para comercialização no mercado ilegal. Todos os caranguejos apreendidos foram devolvidos aos manguezais do Espírito Santo.

A operação continuará do dia 16 a 22 de fevereiro que será a 2ª parte do 2º período de defeso. As regras do período de defeso visam a proibição da captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos indivíduos da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá, bem como as partes isoladas como pinças, garras ou desfiado, de qualquer origem (município, Estado ou país).

O período de defeso ocorre no Estado do Espírito Santo, nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, durante os dias de "andada", quando ocorre a época reprodutiva do crustáceo, correspondendo as datas:
1º período: de 19/01 a 25/01
2º período: de 02/02 a 08/02 e de 16/02 a 22/02
3º período: de 03/03 a 09/03 e de 18/03 a 24/03
4º período: de 01/04 a 07/04 e 17/04 a 23/04.
Michely Zumak
Ascom/ES
Foto: Olavo Perim Galvão

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.