Mundo
 
 
 

Polícia Ambiental apreende carga ilegal de palmito

São Paulo/Brasil - 21/01/2005 Após vários dias de investigação, efetuada pela Patrulha de Força Tática A, a Polícia Ambiental conseguiu frustrar uma operação de transporte ilegal de palmito industrializado o Bairro Abobral, no Município de Cajati, no Vale do Ribeira. A ação, ocorrida no dia 17 de janeiro último, só alcançou êxito por causa da experiência dos policiais envolvidos.

Em primeiro lugar, o trabalho do cabo Ivan, que conduziu as investigações levantando informações sobre o transporte ilegal desse subproduto florestal, que estaria sendo realizado por um infrator já autuado anteriormente pelo mesmo motivo. Com essas informações, o cabo Ivan, junto com os soldados Aparecido, Edson e Zanella, do 2º Pelotão da Polícia Ambiental, com base operacional em Eldorado, deslocou-se para Cajati onde permaneceu no local aguardando a passagem do veículo Ford F-4000, que seria utilizado no transporte da carga.

O veículo passou pelo ponto de espera, por volta das 2 horas, completamente vazio. A patrulha, no entanto, desconfiando da movimentação, deslocou-se até a Rodovia SP-165, km 89, altura do trevo de ligação para o Bairro Itapeúna, no Município de Eldorado. Por volta das 3,20 horas, o veículo suspeito, mais uma vez, passou pela patrulha completamente vazio.

A patrulha, sabendo tratar-se de infrator já conhecido, optou por permanecer no local aguardando nova passagem do veículo. Duas horas depois, passou um caminhão Mercedes-Benz, cor azul, placas CNR-4516, de Eldorado, com uma carga suspeita sob lona. Diante disso, a viatura PA-3228, que estava posicionada a cerca de 500 m do local onde se encontravam os policiais que efetuavam a "campana", na saída do bairro, foi acionada para fazer acompanhamento e posterior abordagem.

Ao fazer a vistoria do veículo, constatou-se o transporte ilegal de 1.548 vidros de 1.800 gr, com palmito industrializado. Os policiais lavraram um boletim de ocorrência por infração ao disposto no artigo 46 da Lei Federal nº 9.605/98, juntamente com um Auto de Infração Ambiental, no valor total de R$ 7.562,12, em nome de Antonio Ramos, que assumiu a infração admitindo que ele próprio conduziu, anteriormente, o veículo F.4000 para verificar se havia fiscalização no trajeto a ser percorrido.

 
 

Fonte: Comando de Policiamento Ambiental Estadual de São Paulo
Foto: Polícia Ambiental de SP
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.