Mundo
 
 
 

Operação Jaguatirica da Polícia Militar Ambiental efetua nove prisões em flagrante

São Paulo/Brasil - Comemorando a Semana do Meio Ambiente, a Polícia Militar Ambiental, em parceria com o Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais - DEPRN e Departamento do Uso do Solo Metropolitano - DUSM, órgãos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, realizou ontem (7/6) a Operação Jaguatirica, ação que intensificou em todo o Estado as atividades rotineiras da corporação e resultou na prisão em flagrante de nove pessoas e apreensão de oito armas de fogo.

Durante todo o dia, 1.100 policiais ambientais percorreram rios, estradas, matas e as águas litorâneas do Estado de São Paulo. O balanço da Operação Jaguatirica apontou também a preocupação das instituições envolvidas em não apenas reprimir as infrações penais, mas também em educar o cidadão para o convívio harmônico com o meio ambiente.

Essa preocupação foi materializada com a distribuição, pelos policiais ambientais, de cerca de 600 folhetos de orientação e 300 mudas de árvores nativas da flora paulista.

Os policiais lavraram 72 Autos de Infração Ambiental (AIA) e arbitraram R$ 53 mil em multas, além de embargar um total de 80 mil m2 de áreas degradadas, principalmente por supressão de vegetação. A atuação dos policiais no mar, rios e represas resultou na apreensão de 162 petrechos de pesca diversos, destacando-se a apreensão nas águas de Itanhaém de um conjunto de redes com 3,3 mil metros de comprimento com malhas que não atendiam ao padrão legal, além de 8,28 toneladas de pescado.

O conjunto de 340 veículos terrestres percorreram um total de 21 mil quilômetros, enquanto as embarcações da Polícia Militar Ambiental navegaram um total de 229 horas durante a operação.

 
 
 


Fonte: Comando de Policiamento Ambiental Estadual de São Paulo
Fotos: Polícia Ambiental de SP

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.