Mundo
 
 
 

Canyoning
Itirapira - São Paulo

 
Como tantas outras técnicas de sobrevivência o canyoning surgiu da necessidade de transpor os difíceis caminhos que a natureza nos proporciona e, inevitavelmente, transformou-se em mais uma modalidade dos esportes de aventura.

A técnica surgida no começo do século XX através do explorador francês, Edouard Alfred Martel e que se popularizou a partir da década de 70 vem crescendo cada vez mais em todo mundo. No Brasil, ela começou a se difundir a partir nos anos 90, e hoje já possui adeptos por todo território nacional. Basta uma bela cachoeira e um grupo de aventureiros para que a diversão seja garantida. A celebração à natureza e o gosto pela ação são suficientes para nos proporcionar momentos inesquecíveis.

E para conhecer um pouco mais sobre esta aventura o Pick-upau foi até a pequena cidade de Itirapina a cerca de 240 quilômetros da capital paulista onde está localizada a cachoeira do Saltão, uma queda de 75 metros, (altura equivalente a um prédio de 25 andares) com um visual espetacular. Vista de sua cabeceira, do mirante ou da piscina natural a queda impressiona não só pelo tamanho mas também pela beleza.

Feito o reconhecimento do território, conferido os equipamentos e a equipe de apoio, agora é só controlar a adrenalina e começar a descida. A sensação de liberdade, os
pássaros e a cachoeira a poucos metros deixam o visual já espetacular da mata atlântica, ainda mais incrível. É a recompensa pela coragem da descida, porque precisa de muita coragem para encarar o desafio.

Segurança é fundamental

Nunca é demais lembrar que todos os esportes de aventura, sem exceções, devem ser praticados de acordo com normas e especificações técnicas. Os praticantes devem estar sempre acompanhados de profissionais capacitados e habilitados, e que estes de vão utilizar equipamentos certificados, específicos e em ótimo estado. Fique atento a essas recomendações antes de praticar qualquer modalidade de esportes de aventura.

Impacto ambiental

Durante a reportagem a equipe do Pick-upau flagrou pessoas fumando e consumindo bebidas alcoólicas nas trilhas que levam às cachoeiras do Saltão e da Ferradura. A falta de guias e regras claras para a visitação proporciona aos visitantes e ao próprio ecossitema um grande risco.
Uma prova clara da má exploração e do impacto ambiental causado pelo excesso de visitantes é constatada na cabeceira da cachoeira do Saltão.
De acordo com um funcionário de uma das agências de eco turismo que explora a região, que não quis se identificar, a cabeceira da cachoeira já sofre grandes transformações, no último verão uma das árvores que compõe a vegetação no topo da queda foi levada pela água o que provavelmente deve acontecer com outras duas que ainda permanecem no local, acelerando ainda mais sua degradação.

O assoreamento no topo da cachoeira é nítido, e isso se deve a alta freqüência da visitação e a ausência de um estudo de impacto ambiental.

Ao trafegar pelas imediações da fazenda percebe-se, ainda, o avanço das plantações de cana, da floresta de eucaliptos e das pastagens, reduzindo cada vez mais a área útil de convivência dos animais que restaram no
pouco de mata atlântica que sobrou, restrita ao vale onde desce a cachoeira do Saltão. Ainda segundo o funcionário, é preciso urgentemente de um estudo dos impactos que estão sendo causados pelo excesso de visitantes, “com sol ou chuva tem sempre alguém descendo, isso está danificando cada vez mais um ecossistema já fragilizado”.
 
Clique nas fotos para visualizá-las
 
 
 


Nota
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental. Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos esportes de aventura e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.