Pick-upau online
A logomarca da Pick-upau+

Inspirada em uma ave que ocorre em praticamente todo o planeta, a logomarca do Pick-upau é uma forma estilizada do Pica-pau. Da ordem dos Piciformes, da família Picidae, do gênero Campephilus, a espécie escolhida entre tantas foi o Pica-pau-rei (Campephilus robustus). Os fundadores do Pick-upau queriam que a marca da organização fosse uma espécie da fauna que estivesse presente no Brasil, mas que pudesse ser reconhecida facilmente em qualquer parte do mundo.

Os primeiros traços da logomarca saíram das mãos dos próprios ambientalistas fundadores da organização. Apesar de definida a espécie, o logo demorou a ser lançado, durante meses pensamos em como apresentar a ave com poucos traços e que fosse facilmente identificada, mas queríamos também, que pudesse ser um desenho que as pessoas quisessem usar em camisetas e bonés. Apesar do longo tempo de espera, a marca foi criada em apenas um dia e a partir daí vem se multiplicando.

Outra curiosidade é a grafia da marca, porque Pica-pau se escreve Pick-upau? Muitos têm essa pergunta. A resposta vem do Cubismo, movimento que surgiu com o pintor francês Paul Cézanne e foi retratado com mais intensidade por Pablo Picasso (uma grande influência no logo da organização), em 1907, e que também teve atuação sobre a literatura, dando origem mais tarde ao Concretismo, que no Brasil ficou conhecido pelo aspecto sonoro e visual, além do uso de neologismo. Que nada mais é que um fenômeno linguístico caracterizado pela criação de uma palavra ou expressão nova. Entretanto, o mais importante, era para que a grafia ‘Pick-upau’ fosse mantida igual (sem tradução) em qualquer parte do mundo.

Segundo Andrea Nascimento, uma das fundadoras do Pick-upau, a principal qualidade do logo é a simplicidade: “A marca é simples, mas representa bem o trabalho da organização. Ficamos extremamente felizes quando encontramos alguém usando uma camiseta ou boné com aquela marca que simboliza nossa luta na preservação do planeta. Desde o primeiro momento sabíamos que a marca era aquela e, que ela seria muito importante na divulgação de nossas ações. Apesar de não ter uma feição muito simpática, nosso pica-pau vem conquistando muita gente.”

Como ser um parceiro do Pick-upau?
Entre em contato conosco:
corporativo@pick-upau.org.br
Caixa Postal: 42091 - Cep: 04082-970
São Paulo - SP – Brasil
Fone: 55 11 3571-3480 / 55 11 3542-3480
 

http://www.mudasnativas.org.br/