Mundo
 
 
 
Bicho d'água
 


Baleias, porque protegê-las
É o maior animal do planeta e sobrevive porque seu peso é sustentado pela água. Durante séculos conseguiu escapar da caça predatória do homem. Cosmopolita, ocorre em todos os oceanos. Por ser um animal muito veloz e forte, Pode nadar a até 30 km/h, quando era atingido por pescadores com arpões, nadava para o fundo do mar, esforçando-se para afundar, a barbatana caudal é um poderoso órgão de propulsão. Disposta horizontalmente executa movimentos de baixo para cima, e vice-versa. A nadadeira dorsal funciona como órgão de equilíbrio e direção. A fim de se livrar, porém na maioria das vezes o máximo que conseguia era evitar que o homem aproveitasse de seu cadáver, ou seja, durante séculos o homem simplesmente matou baleias azuis apenas pelo mérito de terem se encontrado com o maior animal do mundo e terem vencido, tamanha ilusão.



Mas o futuro desses animais seria ainda pior, com a moderna tecnologia, foram criadas embarcações e arpões especiais para a caça dos grandes cetáceos, e desta forma a baleia-azul tornou-se uma presa habitual dos caçadores de baleias. E por essa razão, é uma das espécies mais ameaçadas de extinção, mesmo sendo "protegidas" por lei. Existem três tipos de subespécies, Balaenoptera musculus que vive Hemisfério Norte, a Balaenoptera intermedia vivendo no Hemisfério Sul e a Balaenoptera brevicauda encontrada na região do Equador. Os filhotes nascem com cerca de 7m e 2.5 toneladas.
Saiba mais no Pick-upau Mundo

Conheça os peixes do Brasil
Agulha, Agulhão, Agulha, Agulhão, Timbale/Needlefish: Peixe de escamas diminutas; corpo alongado e fusiforme; boca comprida, formando um bico com numerosos dentes pontiagudos. As nadadeiras dorsal e anal estão localizadas na mesma posição na parte posterior do corpo e têm aproximadamente o mesmo tamanho. S. marina é prata esverdeado e alcança 50cm de comprimento total. No Brasil ainda ocorre S. timucu mais ou menos do mesmo tamanho que S. marina, mas de coloração cinza escuro e com uma faixa lateral azul prateada bem evidente.



Espécie pelágica que ocorre principalmente em águas costeiras, podendo entrar nos rios. Forma pequenos cardumes, sendo muito rápida e voraz. Alimenta-se principalmente de pequenos peixes. Em algumas regiões é apreciada como alimento.
Saiba mais




Vamos proteger as tartarugas
Convenção interamericana para a proteção e a conservação das tartarugas marinhas. PREÂMBULO: As Partes nesta Convenção:
Reconhecendo os direitos e os deveres dos Estados estabelecidos pelo Direito Internacional, tal como refletidos na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de 10 de dezembro de 1982, no que diz respeito à conservação e à regulamentação dos recursos marinhos vivos;
Inspirados nos princípios contidos na Declaração do Rio de 1992 sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento;
Considerando os princípios e as recomendações que constam do Código de Conduta para a Pesca Responsável, adotado pela Conferência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) na sua 28a. Sessão (1995);
Recordando que na Agenda 21, adotada em 1992 pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, é reconhecida a necessidade de proteger e recuperar as espécies marinhas em perigo e de conservar seus habitats;
Saiba mais


Projeto Tamar-Ibama
Em visita ao litoral norte paulista, a equipe do Pick-upau foi conhecer o Projeto Tamar-Ibama, na cidade de Ubatuba. Um projeto que existe há 20 anos no país e que tenta por meio de iniciativas sustentáveis e muitas pesquisas a preservação de espécies de tartarugas marinhas que vivem no litoral brasileiro. Confira as fotos, informações sobre a instituição e leia uma entrevista com um biólogo do projeto.
Saiba mais

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.