Mundo
 
 
 

Itu - São Paulo

Barroco Paulista

Fundada em 1610 a partir da construção da capela de Nossa Senhora da Candelária, onde hoje está a Igreja do Bom Jesus, a cidade de Itu teve papel importante na história e cultura brasileira.



Depois do crescimento da região através da produção de cana-de-açúcar, Itu tornou-se a vila mais rica de toda a Província, ficando cada vez mais importante nas questões políticas e econômicas do país. Em 1857 a vila passa a ser considerada cidade e em 1860 entra em conflito com o Império através de seus políticos e fazendeiros por causa da crise internacional do açúcar. A partir daí, Itu revela-se o berço da República e palco da realização da Primeira Convenção Republicana do Brasil.

A cidade prosperaria ainda mais com a produção de café e na era contemporânea com a migração de diversas industrias.


Paralelo a história de Itu, nasce também um incrível conjunto arquitetônico repleto de imensos casarões e diversas igrejas.


Caracterizado pelos traços arquitetônicos e a riqueza de detalhes de suas imagens, altares e ornamentos, o barroco paulista, como passou a ser conhecido, se espalha pelas estreitas ruas do centro antigo de Itu e são um ponto alto na visita à cidade.


Construções e história
Construída pelo padre Manoel da Costa Aranha, a Igreja do Bom Jesus abriga desde o começo do século XX, o Santuário Central do Apostolado da Oração no Brasil. O monumento construído no local onde estava a primeira capela que datava do século XVII e que durante anos foi a Matriz de Itu. Hoje abriga um importante acervo barroco e encanta seus visitantes com a riqueza de detalhes em seu interior e a imponência de sua arquitetura.

Outro bom exemplo do barroco paulista está na Igreja Nossa Senhora do Carmo, localizada na Praça da Independência, próxima a alameda das palmeiras imperiais.

Construída em 1777, o templo contava com seis altares e era feita de taipa. Em 1861, o tenente Francisco José de Andrade foi responsável pela restauração e ampliação da igreja, que recebeu uma nova torre, jardins e jazidos, até que em 1918 todo o complexo, incluindo o Convento do Carmo foi restaurado e recebeu a colaboração de Demétrio Blackman, pintor e gravador e Fernando Frich, escultor. Com uma fachada parecida a uma fortaleza, a Igreja Nossa Senhora do Carmo possui um riquíssimo conjunto de obras, como os murais feitos pelo Padre Jesuíno do Monte
Carmelo; o teto em estilo Mariano, em curva, que realça e amplia suas dependências; os púlpitos, tribunas onde sacerdotes celebram suas orações, e as ornamentais imagens barrocas, trazidas do Rio de Janeiro.



Mas toda essa riqueza, quase se perdeu, quando um decreto imperial vetou a entrada de religiosos estrangeiros e proibiu a formação de novos frades. Esta ação atingiu em cheio a Ordem Carmelitas e o convento foi fechado em 1872 por falta de religiosos. Fundado por Frei João Batista de Jesus, o convento só seria reaberto em 02 de abril de 1917 pelos carmelitas Frei Maurício Laus e Frei Bruno Nielen que restauram e deram vida ao templo.

Igrejas de Itu
Como em muitas cidades brasileiras a religião teve papel primordial na cultura, política e na história do país. Na cidade de Itu não foi diferente, a grande concentração de igrejas e outras construções religiosas ditaram os rumos da evolução da cidade e hoje são um grande patrimônio cultural da região.



E todas essas igrejas e templos são partes importantes da história de Itu e do Brasil.



Visitar esta cidade e conhecer suas igrejas e casarões é mais que uma atração é com certeza uma viagem ao passado e uma reflexão a nossa história.

- Nossa Senhora da Candelária (1780)
- Igreja do Carmo (1710 – 1716)
- Igreja do Bom Jesus (1610)
- Igreja de Santa Rita (1728)
- Capela do Senhor do Horto (1804 - 1808)
- Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
 
Veja também:
Itu: O berço da República


Clique nas fotos para visualizá-las

   
 
Apoio
Revista Eco Turismo
Alphavillage - Refúgio Ecológico
Sobral Comunicação
Fazenda Chocolate
Hotel Comfort
Museu da Energia - Núcleo de Itu

Nota
A Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental.
Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.