Mundo
 
 
 
 

De Bin Laden a Leonardo DiCaprio, todos têm opinião sobre o clima

Veja, abaixo, algumas das principais frases proferidas por políticos, cientistas, intelectuais e celebridades sobre o aquecimento global.

Ted Turner, bilionário fundador da rede CNN: "O aquecimento global vai matar a maioria, e transformar o restante em canibais"

"O aquecimento global vai matar a maioria, e transformar o restante em canibais"

(Ted Turner, bilionário fundador da rede CNN, em entrevista concedida no dia 3 de abril de 2008)

"O que eu alertaria a vocês fazerem [em relação ao aquecimento global] é dedicar bastante empenho na tentativa de ver se há uma alternativa legal de colocar os nossos chamados líderes na cadeia, porque o que eles estão fazendo é crime"

(David Suzuki, cientista, apresentador de TV e ativista ambiental, em palestra a alunos da Universidade de Toronto, no Canadá, 7 de fevereiro de 2008)

Osama bin Laden, chefe da rede Al Qaeda, desaparecido desde 2001

"Na realidade, a vida de toda a humanidade está em perigo, porque o aquecimento global é resultante de uma larga escala das emissões de fábricas de grandes corporações; até agora, apesar disso, a mais representativa dessas corporações na Casa Branca insiste em não ser observadora do protocolo de Kyoto, com o conhecimento de que as estatísticas falam da morte e do desalojamento de milhões de seres humanos em decorrência do aquecimento global, especialmente na África"

(Osama Bin Laden, terrorista muçulmano, em vídeo divulgado no dia 7 de setembro de 2007)

"Precisamos reconhecer que crescimento econômico e proteção ambiental andam de mãos dadas."

(George W. Bush, ex-presidente dos EUA cuja campanha foi financiada por petrolíferas, ao apresentar "alternativa flexível" ao Protocolo de Kyoto, em 14 de fevereiro de 2002)

Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, que sancionou lei contra CO2

"Nós simplesmente temos a obrigação de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para frear o aquecimento global antes que seja tarde. A ciência é clara. O debate sobre aquecimento global está encerrado."

(Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, ao sancionar lei que determina redução de 25% dos gases até 2020, tendo como base o ano de 1990. 27 de setembro de 2006)

"O aquecimento global é certamente uma fraude, perpetrada por cientistas com interesses compactuados, mas na crença de quebrar os cursos da geologia, lógica e filosofia da ciência."

(Martin Keeley, geologista e professor visitante da University College London, em artigo escrito para a rede BBC, 6 de dezembro de 2004)

"Com toda a histeria, todo o medo, toda a ciência trapaceira, poderia ser o aquecimento global o maior embuste jamais perpetrado nos cidadãos americanos? Seguramente, parece isso."

(Senador republicano James M. Inhofe, em discurso no Senado americano, 28 de julho de 2003)

"Você sabe, maioria das pesquisas meteorológicas é financiada pelo Governo Federal. E garoto, se você quer ter financiamento federal, é melhor você não ser conhecido por dizer que o aquecimento global é uma falácia porque você se impõe a chance de não ter a verba."

(William Gray, meteorologista especialista e pioneiro em pesquisa sobre furacões, em entrevista sobre a relação dos fenômenos naturais com aquecimento global, em 12 de setembro de 2005)

"Aquecimento global --no mínimo, a visão moderna de pesadelo-- é um mito. Tenho certeza disso e um número crescente de cientistas também pensa desta maneira. Mas o que é realmente preocupa é que os políticos mundiais e legisladores não estão [aumentando]."

(David Ballamy, botânico inglês conservador, em artigo para o jornal inglês "Daily Mail", 9 de julho de 2004)

Ator Leonardo DiCaprio, ativista pelo ambiente, fala contra petróleo

"A possibilidade de uma catástrofe pela mudança climática é substancialmente reforçada pelos 40 milhões de barris de óleo queimados diariamente por veículos. Temos a obrigação de, juntos, mostrar a esta administração que a maioria das pessoas está disposta a votar por um ambiente mais limpo, e que não vai voltar atrás."

(Ator Leonardo DiCaprio, em discurso no jantar Global Green Awards Dinner, 9 de maio de 2003)

"Não vi o filme de Al Gore"

(Dick Cheney, 46º vice-presidente dos Estados Unidos (2001-2009, gestão Bush), em entrevista à rede ABC News)

"Não me surpreende"

(Jonathan Karl, jornalista que entrevistou Cheney, em réplica. 23 de fevereiro de 2007)

"A história da humanidade e seu relacionamento com a Terra pode ser visto como a continuidade de uma aventura ou uma tragédia acobertada pelo mistério. A escolha é nossa."

(Al Gore no livro "A Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano")

"Hoje estamos vendo que a mudança climática é mais do que alguns invernos suaves ou verões quentes e atípicos. Trata-se da cadeia de catástrofes naturais e os padrões climáticos devastadores que o aquecimento global está começando a detonar em todo o mundo. A frequência e a intensidade que estão quebrando recordes de milhares de anos."

(Presidente Barack Obama, então senador dos EUA, em discurso proferido no dia 3 de abril de 2006)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chama a atenção para o otimismo na cúpula

"Não há lugar para pessimismo. Nós achamos que quando os dirigentes se reunirem em torno de uma mesa o que pode parecer impossível de se concretizar, pode se concretizar."

(Presidente Luís Inácio Lula da Silva, em declaração dada a respeito de Copenhague. 16 de novembro de 2009)

Fontes:
Arquivo da Folha
http://gov.ca.gov
http://news.bbc.co.uk
http://mediamatters.org
http://www.capmag.com
http://www.junkscience.com
http://abcnews.go.com
http://www.leonardodicaprio.org
http://www.youtube.com
http://www.telegraph.co.uk
http://www.nationalpost.com
http://counterterrorismblog.org
http://obamaspeeches.com

Da Folha de São Paulo

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.