Mundo
 
 
 
 

Mobilização popular foi fundamental para o Brasil definir metas

06/12/2009 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou da mobilização "Tô no Clima", neste domingo (6/12), no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O evento reúne milhares de pessoas para pressionar líderes mundiais para que não seja adiado o compromisso de firmar o novo acordo climático mundial, que defina metas justas de redução de emissões de gases de efeito estufa, durante a Conferência do Clima (COP-15), que começa no dia 7 de dezembro, em Copenhague, na Dinamarca.

Em seu discurso, Minc elogiou a campanha Tic Tac e ressaltou que é importante a população continuar se mobilizando contra o aquecimento global, inclusive "fazendo sua parte" nas ações do cotidiano, como a coleta seletiva de lixo.

Para o ministro, a mobilização popular foi fundamental para o Brasil definir as metas voluntárias de redução de emissões, que serão apresentadas na COP-15. "O Brasil assumiu metas fortes. Isso foi graças a mobilização da população, cientista e ambientalistas", destacou.

Ele ainda elogiou o estado de São Paulo e o município do Rio de Janeiro pela elaboração de seus planos de redução de emissão.

Minc contou "três notícias boas" aos participantes do evento Tô no Clima, que acontece às vésperas da COP-15. A primeira novidade foi o Programa de Certificação de Produção Responsável na Cadeia Bovina, que será lançado nesta segunda-feira (07/12), em São Paulo. O programa faz parte de um acordo entre o Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para garantir que a carne distribuída aos consumidores brasileiros tenham origem em fazendas compromissadas com o fim do desmatamento.

A segunda notícia é que foram aprovados os primeiros projetos do Fundo Amazônia, na última sexta-feira. Como a terceira novidade, ele anunciou que o presidente Lula vai sancionar esta semana o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, que vai alavancar recurso para ser usado em ações de combate aos efeitos das mudanças climáticas. Minc ainda salientou o pioneirismo desse fundo, que é o primeiro no mundo a utilizar dinheiro do petróleo para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, principalmente no nordeste, que será uma das áreas mais afetadas pelo aquecimento global.

A campanha Tic Tac é organizada por organizações não governamentais de todo o mundo e recebe apoio de governantes, modelos, atores, cantores, atletas. Durante todo o domingo são apresentados vídeos de lideranças globais e depoimentos pessoas que vivem em áreas vulneráveis aos efeitos do aquecimento global falando sobre a importância da reunião em Copenhague. Também acontecem apresentações de música e teatro.

De 7 a 18 de dezembro, a atenção do mundo estará voltada para Copenhague, na Dinamarca, onde líderes mundiais vão discutir o novo acordo climático que vai substituir o protocolo de Kyoto, que vence em 2012. O Brasil vai apresentar na reunião suas ações de mitigação às mudanças climáticas, como o menor desmatamento registrado nos últimos 21 anos, e a meta voluntária de reduzir em até 39% a emissão de gases de efeito estufa até 2020.

Do Ministério do Meio Ambiente

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.