Mundo
 
 
 
 

Queda do desmatamento potencializa doação de recursos ao Fundo Amazônia

01/12/2009 - O Comitê Técnico do Fundo Amazônia se reuniu nesta terça-feira (1/12), no Serviço Florestal Brasileiro, para atestar a redução das emissões de gases de efeito estufa decorrentes da reduções de desmatamento no ano de 2008 e fazer um levantamento prévio dos dados referentes a 2009. O Serviço Florestal é responsável pela secretaria-executiva do Comitê.

A queda no desmatamento em 2008 deu ao Fundo um saldo de 245 milhões de toneladas de gás carbônico, que foram a menos na atmosfera, e potencial para captar 1,2 bilhão de dólares em doações. "O Fundo transforma a redução das emissões de desmatamento em um sistema para financiar a conservação e o uso sustentável da Amazônia", diz o gerente de Fomento do Serviço Florestal, Marco Conde.

0 desmatamento, em 2008, foi de 1,29 milhão de hectares, 34% a menos que a referência usada nos cálculos, que é de 1,96 milhão de hectares, referente à média do desmatamento na Amazônia entre 1996 e 2005.

O parecer do Comitê tem papel fundamental na captação de recursos para o Fundo, pois quanto menor a quantidade de gases causadores do aquecimento global lançados na atmosfera, maior é o volume de recursos que podem ser captados em doações. A emissão evitada de gases equivalente a cada tonelada de gás carbônico (CO2 e) possibilita a captação de cinco dólares.

O Fundo Amazônia já recebeu 100 milhões de dólares do governo da Noruega, que se comprometeu a doar 1 bilhão de dólares até 2015. Os recursos podem ser acessados por organizações da sociedade civil, administração pública federal, estadual e municipal e empresas, e não são reembolsáveis, ou seja, não precisam ser devolvidos.

Até o momento, 38 projetos já foram apresentados ao Fundo e estão em diferentes etapas de avaliação pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), gestor do Fundo Amazônia. A maior parte, 42%, é de organizações da sociedade civil; 18% são de governos estaduais; 18% de empresas privadas; 16% de governos municipais; 3% do governo federal e outros 3% de empresas públicas/sociedades de economia mista.

O Comitê Técnico do Fundo Amazônia é formado por cinco especialistas indicados pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas: Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Adalberto Val, do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Paulo Moutinho, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Christiano Campos, da Cenepe/Petrobras, e Adalberto Veríssimo, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Cofa - O Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa) também realiza reunião esta semana, na quinta-feira (3/12), em Belém (PA). O Comitê determina as diretrizes e acompanha os resultados obtidos pelo Fundo. É formado por representantes de seis ministérios, Casa Civil, Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, BNDES, dos nove estados amazônicos e de seis entidades da sociedade civil.
Fonte: Serviço Florestal Brasileiro

Do Ministério do Meio Ambiente

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.