Mundo
 
 
 
 

Inpe vai repassar tecnologia brasileira de monitoramento por satélite do desmatamento

10 de Dezembro de 2009 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) assinou hoje (10) com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) um acordo para repassar tecnologia e a experiência brasileira no monitoramento por satélite do desmatamento. A colaboração foi acertada durante a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague, na Dinamarca.

O Inpe vai treinar técnicos de países pobres para analisar imagens de satélite a partir do TerraAmazon, sistema desenvolvido pelo instituto para os programas de monitoramento. Os cursos de capacitação serão realizados no Centro Regional da Amazônia, inaugurado recentemente em Belém (PA).

O monitoramento do desmate em florestas tropicais é um dos pontos fundamentais para alavancar a inclusão do mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd) no acordo climático global que deve sair de Copenhague. Para compensar financeiramente um país pela redução do desmate, é preciso ter certeza da diminuição das derrubadas, o que é possível com as imagens de satélites.

O Inpe é reconhecido internacionalmente pelos sistemas de observação do desmatamento da Amazônia. Desde 1988, o Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes) cobre 4 milhões de quilômetros quadrados de floresta e revela a taxa anual do desmatamento por corte raso na região. Já o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), fornece alertas mensais para orientar ações de fiscalização e controle de derrubadas.

Do Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.