Mundo
 
 
 
 

Soros pede uso e verba do FMI para combater mudança climática

10/12/09 - O investidor George Soros apresentou durante a reunião da Cúpula das Nações Unidas para o Clima em Copenhague, a ideia de utilizar linhas de financiamento liberadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para ajudar países industrializados durante a crise econômica mundial - mas que nunca foram acionadas, em prol de ações contra mudanças climáticas em países em desenvolvimento.

"Isso supera os problemas de financiamento", disse Soros. "Pode ser muito importante, porque as mudanças climáticas são um problema real e existencial para o mundo”.

O financiamento de ações dos países em desenvolvimento é o ponto de maior discussão em Copenhague. A proposta dos países industrializados sinaliza o investimento de US$ 10 bilhões por ano para um fundo de emergência, apelidado de fast start fund. A ideia, no entanto, esbarra nas expectativas de diversos países que, como o Brasil, afirmam que um fundo de curto prazo não será suficiente para se chegar a um acordo.

O financiamento que Soros propõe ser usado é conhecido como Special Drawing Rights (SDR) e só está sujeito a juros depois que o dinheiro entrar em circulação. Assim que isso acontecer, incidiriam juros de 0,5% ao ano, mas eles seriam pagos, na sugestão de Soros, pelas reservas de ouro do FMI, que atualmente valem mais de US$ 100 bilhões. Com isso, os países em desenvolvimento não teriam que se endividar com o pagamento juros.

Além disso, Soros sugere que os países em desenvolvimento podem até lucrar com os investimentos feitos com o dinheiros dos SDR, ao vender créditos de carbono para países ricos nos mercados internacionais. Segundo ele "O que está faltando é só vontade política para combater as mudanças climáticas com o uso de SDRs".

Da Redação
Com G1/BBC

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.