Mundo
 
 
 
 

EUA reclamam de papel de grandes emergentes em rascunho da COP15

11/12/2009 - Mesmo com o rascunho de um acordo entre as 193 nações representadas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a questão do financiamento dos países ricos para que os pobres possam reduzir emissões de gases do efeito estufa e se adaptar às mudanças climáticas, ainda é um embate entre esses dois lados, por isto este aspecto ainda não foi definido.

O texto apresentado diz que as nações pobres devem empreender ações para alcançar um "desvio substancial" nas emissões da ordem de 15% a 30% até 2020 em relação àquelas que aconteceriam na ausência de qualquer tipo de mitigação, condicionando essas medidas ao recebimento de financiamento. Diz ainda que eles "podem empreender medidas de mitigação autônomas".

O negociador-chefe dos Estados Unidos na Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU, Todd Stern, classificou de "passo construtivo" o rascunho, mas criticou a parte que propõe medidas de redução de emissões para países em desenvolvimento, porque não prevê que os grandes emergentes, como China, Brasil e Índia, tomem medidas com recursos próprios para reduzir suas emissões. "Não dá para ter essa discussão se os maiores países em desenvolvimento não assumirem um papel", comentou.

Após o anúncio do rascunho a Aliança dos Pequenos Países-Ilha (Aosis), composta por 43 sócios, divulgou uma proposta para pressionar os negociadores a adotarem metas mais arrojadas de redução de emissões. E exigiram que se considere o limite máximo de aumento de temperatura a que o planeta deve chegar é 1,5ºC acima da média da era pré-industrial.

O rascunho oficial apresentado na COP 15 deixa em aberto se o limite é de 1,5 ou 2 graus Celsius. Todd Stern disse que, embora respeite a preocupação dos países-ilha, não considera realista assumir o compromisso pleiteado por eles. "Temos que combinar ciência e pragmatismo", apontou, lembrando que a proposta oficial prevê revisões regulares em que, futuramente, o limite poderia ser alterado.

Da Redação
com G1

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.