Mundo
 
 
 
 

Manifestantes no mundo protestam por clima; polícia prende quase 400 na Dinamarca

12/12/2009 - A polícia dinamarquesa prendeu cerca de 400 pessoas durante manifestação que pedia um ambicioso acordo, empenhado à COP-15. Em vários países, milhares de manifestantes foram às ruas, pedir ações efetivas de combate às mudanças climáticas. Foram registrados alguns incidentes.

Segundo a polícia em comunicado oficial, as pessoas presas pertencem aos "Blacks Blocs", os grupos ultraviolentos que se chamaram a atenção na Cúpula da Otan em Estrasburgo, no leste da França, em abril.

Cerca de 50 mil pessoas (segundo os organizadores) se mobilizaram e marcaram o início de protestos na região Ásia-Pacífico, a qual inclui vários países (entre eles algumas ilhas) particularmente vulneráveis ao aquecimento global. A manifestação, com pessoas usando lenços azuis ocorreu nas ruas de Canberra, Sydney e Melbourne (Austrália). Em frente à prefeitura de Manila (Filipinas), centenas de pessoas, a maioria estudantes, manifestaram vestidas de vermelho, com faixas defendendo a energia solar.

Em Hong Kong e Jacarta, grupos de centenas de manifestantes se juntaram para pedir uma ação contra a mudança climática.

Na capital dinamarquesa, 30 mil manifestantes, segundo a polícia, foram às ruas, sob intenso inverno no início da tarde. Por outro lado, os organizadores disseram que 100 mil pessoas participaram da passeata. Do Parlamento, no centro da cidade, o cortejo saiu em direção ao Bella Center, onde ocorre a cúpula sobre o clima, a 6 km ao sul da cidade.

"Maré azul"

Convocadas pelo grupo Amigos da Terra, cerca de 3.000 pessoas, a maioria vestida de azul claro, formou pela manhã um primeiro ato em Copenhague. O objetivo era formar uma "maré azul" para a justiça pelo clima. Fantasiado de Papai Noel, um manifestante dizia com um cartaz que o aquecimento avança duas vezes mais rápido no Ártico: "Meu Rudolph (a rena que o acompanha) não pode mais suportar".

Pela primeira vez na história da diplomacia climática, nascida em 1992 com a adoção da Convenção da ONU, o movimento antiglobalização se aproximou das organizações ambientais. O deputado francês José Bové, ícone da luta contra a globalização, declarou ter ido a Copenhague "aliar justiça climática à justiça social". "Hoje, não existe diferença entre o combate ao aquecimento climático e luta por um outro mundo."

Várias personalidades foram mobilizadas para a causa, entre elas a modelo dinamarquesa Helena Christensen, a cantora Angelique Kidjo, a ex-comissaria da ONU para os refugiados Mary Robinson. A mobilização foi idealizada pela organização Oxfam. O ex-arcebispo sul-africano do Cabo Desmond Tutu deve participar ainda hoje de uma vigília no Bella Center, sede da COP-15..

Da Redação
Com Folha

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.