Mundo
 
 
 
 

Exploradora de árvores se oferece para salvar floresta na indonésia

13/12/09 - A península de Kampar, na Indonésia se estende por vários quilômetros de densas florestas de árvores e arbustos. Além de uma das maiores florestas de turfa também é um dos maiores depósitos de dióxido de carbono, o que a torna potencialmente lucrativa à medida que os governos de todo o mundo tentam traçar um tratado climático global, uma moeda de troca. O depósito de carbono, porém, está vazando.

Canais – legais e ilegais – percorrem desde rios próximos até quase o centro inatingível da península. Ao drenar e secar a turfa lentamente, tais canais contribuem para tornar a Indonésia uma das maiores emissoras de gases de efeito estufa, atrás somente da China e Estados Unidos.

Para uma família de pescadores desta aldeia, os vazamentos eram evidentes. Enquanto remavam em uma canoa, Amiruddin, 31 anos afirmava: "Sei que a turfeira está vazando porque a água aqui está ficando mais barrenta e ácida", enquanto sua mulher, Delima, 29 anos, pegava no riacho água com coloração de café para beber.

Variados profissionais e setores, envolvendo governos, cientistas, empresários e ambientalistas discutem sobre que tipo de florestas deveria se qualificar como redutoras de carbono e que tipo de projeto deve receber recompensas financeiras.

Além da questão ecológica, discussões sobre Kampar se tornaram particularmente acaloradas, principalmente porque até o momento o plano mais detalhado para impedir os vazamentos de turfa vem de uma fonte um tanto quanto polêmica: uma grande empresa de papel e celulose que, conforme seus críticos tem sido uma das forças motoras do desmatamento na Indonésia.

A empresa, a Asia Pacific Resources International Limited, APRIL, quer criar um anel de plantações de árvores industriais em torno da península, a fim de preservá-la. Além disso, a empresa espera receber créditos de carbono para isso, de acordo com um programa das Nações Unidas para recompensar países por conservar florestas e reflorestar áreas degradadas. O programa, chamado Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD, em inglês), deve fazer parte do novo tratado do clima.

Controvérsia
Grupos ambientalistas afirmam que as empresas, após anos degradando a Indonésia, não devem ser recompensadas pelo programa.

"Foram elas que causaram os danos", disse Michael Stuewe, especialista em Indonésia do World Wildlife Fund. "Agora estão dizendo: 'Éramos os maus, agora somos do bem. Então nos deem dinheiro'".

O posicionamento das empresas contraria o que dizem os ambientalistas, segundo as quais argumentam que o programa da ONU poderia lhes oferecer incentivos financeiros para preservar florestas, mesmo enquanto elas expandem suas operações, um objetivo apoiado pelo governo indonésio, que vê a indústria de papel e celulose como um pilar para o desenvolvimento econômico do país .
"Talvez nós possamos reduzir as emissões anuais da Indonésia em 5% apenas com este projeto", afirmou Jouko Virta, presidente do fornecimento de fibra da APRIL, referindo-se ao plano da empresa de cercar o centro da península. "É tão significativo. Um único projeto."

A maior parte da península continua desabitada por seres humanos, apesar de pequenos acampamentos de pescadores serem encontrados em seus riachos. Mais significativos são os madeireiros ilegais vistos operando em bases ao longo de alguns canais e rios. E a leste daqui, perto da aldeia de Pulau Muda, mais de uma dúzia de casas ladeiam um longo canal que vai dar na península, no que parece ser o maior assentamento em Kampar.

Florestas de Turfa e sua importância: a terra encharcada de árvores e plantas decompostas algumas vezes tem até 15 metros de profundidade e armazena bilhões de toneladas de dióxido de carbono. Uma vez seca ou desmatada, a turfeira libera muito mais dióxido de carbono do que as florestas úmidas; o fogo em uma turfeira queima por semanas e é a principal causa da nuvem que cobre periodicamente partes da Indonésia. A maioria dos especialistas acredita que, como as florestas úmidas, a proteção das florestas pantanosas de turfas será elegível para créditos de carbono pelo programa da ONU.

A península de Kampar é um dos últimos trechos de verde remanescentes na Sumatra central, onde as florestas foram derrubadas para dar lugar a plantações de dendê e de árvores para fins industriais, especialmente as da APRIL e de sua principal rival, a Asia Pulp and Paper, ambas pertencentes a conglomerados indonésios. De acordo com o World Wildlife Fund, aqui em Riau, a província onde as duas empresas têm seus principais moinhos e plantações, dois terços das florestas desapareceram nos últimos 25 anos.

Purnomo, do conselho de mudança climática do país, afirmou que membros do governo temiam que a posição da Indonésia, como terceiro maior emissor de gases de efeito estufa, pudesse aumentar a pressão para reduzir emissões.
"Vamos continuar subdesenvolvidos por causa disso?" perguntou.

Da Redação
Com G1/Reuters

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.