Mundo
 
 
 
 

Marina sugere que Brasil contribua US$ 1 bilhão para fundo climático

14/12/09 - Presente à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a senadora Marina Silva (PV-AC), defendeu que o Brasil contribua para um fundo climático internacional. "O Brasil, que já emprestou recursos ao FMI, pode entrar com US$ 1 bilhão. Pode ser mais, eu não vou ficar triste com isso”, especificou a senadora sobre o quanto acredita que o país pode financiar o combate à mudança climática.

Marina acredita que o financiamento brasileiro pode ser uma estratégia para pressionar os países desenvolvidos, e disse “a contribuição de um país emergente como o Brasil pode causar constrangimento ético para que os países desenvolvidos, que ainda não se posicionaram da forma como os pobres gostariam, ponham mais recursos no fundo.

A opinião da senadora Marina é contrária a da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, que já havia dito que o país não deveria dar dinheiro a um fundo para ajudar países pobres a combaterem e se adaptarem às mudanças climáticas porque isso é papel dos mais ricos, que têm responsabilidade histórica no aquecimento global.

Sobre as opiniões divergentes da senadora e da ministra, Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente destacou que o apoio a países pobres não se faz apenas pela via financeira e lembrou, por exemplo, que os brasileiros vão apoiar nações africanas no monitoramento do desmatamento.

O governador de São Paulo posicionou-se por sua vez, criticando os países desenvolvidos por imporem barreiras tarifárias ao etanol brasileiro. "É um protecionismo pró-carbono", disse. Serra apontou que haveria uma considerável economia de emissões de carbono se o mundo todo misturasse 10% de etanol à sua gasolina. Segundo o governador, há suficiente área agricultável para a expansão da produção de cana no Brasil, sem ameaçar a Amazônia, inadequada para esse tipo de cultivo.

Da Redação
Com G1

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.