Mundo
 
 
 
 

China pede que países ricos ‘deixem de desculpas’ na COP 15

16/12/09 - O chefe da delegação chinesa na Cúpula da ONU da Mudança Climática (COP15), Su Wei, pediu nesta quarta-feira (16) aos países industrializados para que "deixem de desculpas" e assumam "sua responsabilidade histórica" como "causadores" da mudança climática.

Segundo Su, os países industrializados "não foram sinceros" no momento de apresentar suas ofertas de redução de emissões poluentes e chamou seus objetivos de "vagos". Os países emergentes acusaram os países ricos, durante a conferência, de quererem "liquidar" o Protocolo de Kyoto (1997), em razão de um acordo mais amplo que compreenda objetivos de redução para os países em desenvolvimento e os Estados Unidos, que não sancionou o documento.

O chefe da delegação chinesa argumentou que os países emergentes "já estão atuando" para suavizar o aquecimento e pressionou os países ricos a não "justificarem sua própria inação" no fato de que a "mentira" de que países como China, Brasil, Índia e África do Sul "não estão fazendo nada".

Primeiro-ministro

Para Su, a presença na cúpula do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, que chegou nesta quarta-feira a Copenhague, beneficiará os encontros bilaterais e unilaterais com outros chefes de Estado e de Governo que "influirão positivamente" no resultado da COP15.

Su, disse também que a nova minuta divulgada nesta quarta pela Presidência dinamarquesa ainda não foi apresentada às delegações na sessão plenária e anunciou seu desejo de que o documento final "tenha como base" os dois textos definidos nos grupos de trabalho.

"Deve ser um processo de baixo para cima, que expresse as opiniões de todas as partes e não um texto imposto por alguns poucos", afirmou Su.

Da Redação
Com G1/EFE

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.