Mundo
 
 
 
 

Copenhague resultou apenas em ‘carta de intenções’, admite ONU

20/12/09 - A 15º Conferência da ONU sobre Mudança Climática foi encerrada neste sábado (19), em Copenhague. Porém o resultado deixou a desejar, ao contrário do que se esperava o único documento elaborado nas negociações foi uma carta de intenções, sem valor legal. De acordo com Yvo de Boer, secretário-executivo do encontro, agora é preciso trabalhar para transformá-la em “algo real, mensurável e verificável’.

O chamado "Acordo de Copenhague" foi aprovado no sábado com relutância e sem unanimidade, como exige o procedimento das Nações Unidas, pois a organização aceita apenas decisões por unanimidade, a oposição de apenas um país já seria suficiente para inviabilizar um acordo em Copenhague.

O acordo prevê ações para a manutenção do aumento da temperatura global a 2ºC. Por outro lado, não prevê qualquer redução de emissões dos gases que provocam o efeito estufa para que isso seja possível.

O documento foi elaborado durante um encontro entre os representantes dos Estados Unidos e os países do chamado BASIC – Brasil, África do Sul, Índia e China – por esta razão o texto não foi reconhecido por representantes de diversas nações, como Sudão, Bolívia, Venezuela, Nicarágua e outras.

O próprio secretário-executivo da convenção do clima da ONU, Yvo de Boer, admitiu que o acordo ficou aquém das expectativas. "Temos que ser honestos sobre o que temos. O mundo sai de Copenhague com um acordo. Mas claramente as ambições precisam subir significativamente se queremos manter o mundo a 2ºC", afirmou.

Já o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon está otimista e saudou o acordo como “um começo importante”. Ban também ressaltou, porém, que o acordo precisa ser transformado em um tratado com valor legal no próximo ano. “Sem um acordo definitivo para combater a mudança do clima no planeta, serão necessárias novas negociações em 2010 para que uma nova estratégia global possa ser discutida”, disse. E complementou "Vamos tentar chegar a um acordo obrigatório com valor legal até a COP 16, no México".

Da Redação
Com G1

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.