Mundo
 
 
 
 

Emissões de CO2 diminuem em 2008, mas são as maiores em dois milhões de anos

18/11/2009 - O balanço anual de emissões feito por cientistas ligados ao Global Carbon Project aponta que as concentrações de gás carbônico (CO²) na atmosfera são as maiores em pelo menos dois milhões de anos. O estudo, divulgado nesta semana pela revista científica Nature Geoscience, tem entre seus autores Jean Ometto, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT).

Com repercussões diretas no clima, as variações do CO² na atmosfera terrestre são em grande parte determinadas pelo homem, devido a atividade industrial, queima de combustíveis fósseis, desmatamentos e outras mudanças no uso da terra.

Segundo o estudo, o aumento na concentração de CO² atmosférico foi de 1,8 ppm (parte por milhão) em 2008, ligeiramente abaixo da média para o período 2000-2008, que foi de 1,9 ppm por ano. Esse aumento trouxe a concentração atmosférica de CO² para 385 ppm em 2008, 38% acima do registrado no início da Revolução Industrial (cerca de 280 ppm em 1750). Esta seria a concentração mais elevada pelo menos dos últimos dois milhões de anos.

Combustíveis fósseis
Para este estudo, os cientistas utilizaram dados das emissões mundiais causadas pela atividade industrial, pelas mudanças no uso da terra e por combustíveis fósseis, estes apontados como os maiores responsáveis pelo aumento do CO² em 2008.

O total de 8,7 PgC (1 Pg = 1 bilhão de toneladas) significa crescimento de 29% em relação às emissões por combustíveis fósseis registradas em 2000, e de 41% a mais que em 1990. A maior fonte do setor é o carvão, cuja queima aumentou 90% na China e na Índia. Ainda assim, os países desenvolvidos continuam a liderar as emissões por combustíveis fósseis, que atingiram 1,3 toneladas de carbono.

Outro aspecto interessante do estudo aponta que cerca de um quarto do aumento recente nas emissões dos países em desenvolvimento resultam do crescimento do comércio internacional e da produção para consumo nos países desenvolvidos.

Os dados mostram que a Índia ultrapassou a Rússia como terceiro maior emissor de CO² pela queima de combustíveis, enquanto a China e os Estados Unidos permanecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Os países em desenvolvimento, que concentram 80% da população mundial, ainda representam cerca de 20% das emissões acumuladas desde 1751. Já os países mais pobres, com 800 milhões de pessoas, causaram menos de 1% destas emissões cumulativas.

Apesar da diminuição provocada pela crise econômica mundial, as emissões por combustíveis fósseis ainda seguem os piores cenários propostos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o IPCC.

Uso da terra
Já as mudanças no uso do solo foram responsáveis pela emissão anual de cerca de 1,5 PgC nos últimos 15 anos. Estas emissões são quase totalmente associadas ao desmatamento nos trópicos. O Brasil e a Indonésia são apontados como os causadores de 61% das emissões deste setor. No entanto, a redução recente nas taxas de desmatamento nestas regiões contribuiu para diminuir em 12%, em 2008, o total das emissões relacionadas às atividades humanas. Em termos de quantidade de carbono, este total chega a 1,3 PgC.

“Em média cerca de 45% das emissões anuais de CO² ficam na atmosfera, sendo o restante absorvido pelos oceanos e pelos ambientes terrestres. No entanto, estes sistemas não conseguem absorver o carbono na mesma intensidade que a crescente taxa das emissões, o que acarreta em uma fração cada vez maior retida na atmosfera. Isto é uma preocupação séria, já que indica a vulnerabilidade dos sistemas naturais ao contínuo aumento das emissões de carbono pelas atividades humanas”, diz Ometto, do Inpe.
Mais informações no site http://www.globalcarbonproject.org/

Do Ministério da Ciência e Tecnologia

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.