Mundo
 
 
 
 

Governo superestimou dados sobre desmatamento do cerrado

27 de Novembro de 2009 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O desmatamento do Cerrado entre 2002 e 2006 foi menor do que o governo havia anunciado. A área atingida foi de 85.075 quilômetros quadrados (km²) do bioma e não 127.564 km², como o governo divulgou em setembro. A diferença de 33% foi resultado de revisão que mostrou que parte da derrubada registrada para o período aconteceu antes de 2002.

O ritmo anual de devastação do bioma é de 14 mil km² por ano. A estimativa, antes da correção, era de 20 mil km² por ano.

De acordo com Centro de Sensoriamento Remoto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), dos 177 mil km² de desmatamento detectados até 2008, somente a metade foi confirmada para o período entre 2002 e 2008, a outra parte aconteceu antes de 2002.

Apesar da correção, o percentual do bioma desmatado até 2008 não foi alterado. O Cerrado já perdeu cerca de 48% de sua cobertura vegetal original.

Em nota técnica, o Ministério do Meio Ambiente afirmou que a correção dos dados contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O governo argumenta que a superestimativa não compromete a credibilidade das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa – que contabilizam a queda no desmatamento do Cerrado.

“Os dados utilizados pelo governo para estimar as taxas anuais de emissão de gases de efeito estufa e para definir metas nacionais para sua redução até 2020 foram baseados nos novos dados revisados de desmatamento no bioma Cerrado”, diz a nota do governo.

Da Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.