Mundo
 
 
 
 
Ministros respondem a perguntas da imprensa após a VI reunião da Comissão Nacional
 

13/06/2012 11:20 - CNO Rio+20, Ministério do Meio Ambiente, Coletiva de imprensa, Rio+20, Ministro Patriota - CNO Rio+20 - Os participantes avaliaram o andamento das negociações e mostraram otimismo em relação à Conferência, que terá início hoje, 13 de junho

Realizou-se ontem a VI e última reunião da Comissão Nacional da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que envolveu representantes das três esferas do Governo e da sociedade civil. Os participantes avaliaram o andamento das negociações e mostraram otimismo em relação à Conferência, que terá início hoje, 13 de junho.

Os Ministros Antonio Patriota (relações Exteriores) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) destacaram a agenda ampla de discussão da Rio+20, que inclui 500 eventos oficiais e mais de 3 mil eventos paralelos. Patriota deu destaque, também, à participação online da sociedade civil no âmbito das discussões dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável.

Segundo o Ministro, mais de 12 mil pessoas já estão participando por meio do site http://vote.riodialogues.org. "A reunião da Comissão Nacional é baseada no caráter inclusivo. E é essa lógica de inclusão que será a tônica da Rio+20", afirmou Patriota.
A Ministra Izabella Teixeira, por sua vez, lembrou os avanços da Comissão em seu objetivo de construir caminhos sólidos para o desenvolvimento sustentável. "Incluir o pilar econômico e discutir a governança sobre desenvolvimento sustentável são enormes avanços desta conferência", destacou Teixeira.

Também participaram da reunião a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o negociador-chefe do Brasil na Conferência, Embaixador Luiz Alberto Figueiredo, o Secretário Nacional do Comitê de Organização, Ministro Laudemar Aguiar, o ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, Marco Antonio Raupp, e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à fome, Tereza Campello.

+ Mais

Cooperativas familiares ensinam o caminho das pedras

13/06/2012 20:20 - CNO Rio+20 - Três associações apresentam sabores e aprendizados para mostrar ao mundo que é possível utilizar a natureza de forma consciente e ambientalmente responsável

Histórias de sucesso, baseadas na relação entre associativismo, preservação ambiental e geração de renda, serão levadas à Rio+20 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

As associações envolvidas são o projeto Reflorestamento Econômico, Consorciado Adensado (Reca), da Associação dos Pequenos Agrossilvicultores de Rondônia (RO), a Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) e a Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam), de Juruena (MT).

Cada uma mostrará em sua área de atuação que é possível agregar valor e renda a atividades que não agridem o meio ambiente e mantém o homem do campo em sua comunidade, extraindo da natureza exatamente o que ela pode dar. “A nossa participação servirá para que as pessoas do mundo inteiro conheçam a nossa experiência que une geração de renda com conservação ambiental e ganho social”, revela Lucinéia Machado, gestora da Coopavam.

Cooperacre: entrosada com programas do MDA
Área de atuação: beneficiamento de castanha e látex

A Cooperacre movimenta atualmente mais de R$ 35 milhões ao ano e possui, além da sede, três filiais com 250 funcionários devidamente registrados. A Central reúne 33 cooperativas de 14 municípios do Acre e possui dois mil associados diretos, escoando mais de 80% da produção extrativista brasileira de castanha no Acre. Um projeto de reflorestamento foi implantando há dois anos, visando o replantio de cerca de mil hectares de florestas de seringueira e castanha.

Projeto Reca: associativismo com preservação ambiental
Área de atuação: plantas nativas e frutíferas típicas da floresta

O Reca chega à Rio+20 como referência de projeto voltado ao desenvolvimento das comunidades locais, unindo preservação da floresta e comprometimento social. A Associação ganhou o prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU com o projeto Amazônia Viva: plantando e colhendo frutos para um mundo melhor, em 2007, e foi o vencedor do prêmio Ford de Preservação Ambiental.

Coopavam leva: uma experiência premiada
Área de atuação: beneficiamento de Castanha
Reconhecida internacionalmente por apoiar as comunidades locais com sustentabilidade e por levar desenvolvimento aos cooperados, conservar a floresta amazônica e ainda fornecer alimentação saudável para a população da região.
Fonte: CNO Rio+20

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.