Mundo
 
 
 
 
Brasil não apresentará texto alternativo, mesmo sem documento consensual
 

14/06/2012 - 16h25 - Rio+20 - Renata Giraldi - Enviada especial - Rio de Janeiro – O secretário executivo da delegação brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, descartou hoje (14) a possibilidade de o Brasil apresentar um documento alternativo ao que está em negociação. A sugestão foi feita por alguns negociadores por causa das divergências em torno de temas essenciais, como a definição de metas conjuntas e financiamentos para o desenvolvimento sustentável.

“O Brasil não apresentará novos textos”, disse o embaixador. “O texto que existe é o que está sendo negociado. Não é o caso de apresentar novos textos. O texto que há [ainda em fase de articulação na conferência] foi aquele submetido a várias rodadas de negociações”, acrescentou. “[Mas é] natural que busque sugerir opções e soluções.”

No segundo dia de reuniões da Rio+20, persistem divergências sobre seis aspectos considerados fundamentais para o documento final. Os aspectos sem consenso são a definição de metas comuns, a transferência de tecnologias, os financiamentos, a capacitação de pessoas para execução de programas relacionados ao desenvolvimento sustentável, a compreensão sobre o significado de economia verde e a criação de novas instituições.

Até o começo desta tarde, apenas um quarto do documento foi aprovado de forma consensual, segundo os negociadores. Mas Figueiredo Machado evitou confirmar as divergências. Ele disse que prefere mencionar os avanços e buscar um acordo global. Para ele, o Brasil deve se empenhar na busca do entendimento.

“Vamos fazer tudo o que for necessário para ajudar essa negociação e levá-la a cabo. Há, sim, uma retração forte por parte de alguns países [desenvolvidos], devido à crise interna [os impactos causados pela crise econômica internacional]”, admitiu o secretário executivo da delegação brasileira. “Mas estamos aqui para pensar [alternativas] a longo prazo.”

+ Mais

"Tenho certeza de que a Rio+20 resultará na criação de um fundo para sustentabilidade", diz Gro Brundtland

14/06/2012 - 14h15 – Internacional - Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro – Uma das responsáveis por colocar o desenvolvimento sustentável na agenda mundial, a ex-primeira ministra da Noruega Gro Brundtland disse hoje (14) que acredita que a Rio+20 resultará na criação de um fundo internacional para estimular a sustentabilidade nos países mais pobres. Ela disse, no entanto, que o fundo não deverá ser tão grande quanto deveria ser, devido à crise econômica mundial.

“Alguma coisa se materializará na Rio+20. Não estou certa do tamanho do fundo nem das condicionalidades ao redor dele”, disse depois de participar de evento sobre desenvolvimento sustentável com 800 representantes de indústrias brasileiras.

+ Mais

Ministra do Meio Ambiente pede a empresários ousadia em prol de uma agenda sustentável

14/06/2012 - 13h04 - Meio Ambiente - Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse hoje (14) que os empresários brasileiros devem ter a ousadia de ambicionar uma agenda sustentável. Ela participou hoje, no Rio de Janeiro, do Encontro da Indústria Brasileira para a Sustentabilidade, um evento paralelo à Rio+20, que reúne representantes de 800 empresas nacionais, além de convidados internacionais.

“O empresariado brasileiro deveria ter a ousadia de provocar um debate num mercado que é extremamente complexo, e eu sei disso, por causa dos nossos custos e por causa das fronteiras que devemos superar não só em relação à tecnologia, como a infraestrutura e logística, e ambicionar uma agenda ambiental que dará ao Brasil e aos países emergentes condições de avançarmos no desenvolvimento sustentável”, disse a ministra.

Em seu discurso, Izabella Teixeira disse que o governo também precisa ver a sustentabilidade como “parte da agenda de crescimento industrial no país”. Segundo ela, a Rio+20 é uma “grande chance” de avançar e de tornar inseparáveis o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente. E esse desafio deve ser algo de médio e longo prazo.

A ministra disse desconhecer uma suposta reação negativa dos países mais ricos em relação à proposta, pelo G-77 e pela China, de criação de um fundo de US$ 30 bilhões para incentivar o desenvolvimento sustentável nos países mais pobres. Mas, segundo ela, isso ainda está sendo negociado.
Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.