Mundo
 
 
 
 
Ministra do Meio Ambiente se diz otimista a respeito de documento final da Rio+20
 

15/06/2012 - 14h51 - Meio Ambiente Rio+20 - Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, se disse muito otimista a respeito do documento final a ser apresentado aos chefes de Estado que participarão da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20.

“Tive uma reunião ontem quase meia-noite e outra hoje pela manhã e as notícias que eu tenho são muito promissoras em torno de avanços e consenso. A sinalização dos nossos negociadores é bastante positiva”, contou a ministra que não quis adiantar detalhes, apenas afirmou que o ponto ainda mais sensível do texto diz respeito aos meios econômicos adicionais para a implementação de metas.

Izabella Teixeira participou nesta manhã de um fórum sobre igualdade de gênero no Espaço Humanidade 2012, no Forte de Copacabana, zona sul do Rio, que faz parte dos eventos paralelos da Rio+20.

A ministra explicou que a partir de amanhã começam as reuniões bilaterais, que fazem parte da rotina. “Os diálogos com os ministros e depois com os chefes de governos e os chefes de Estado.”

A ministra disse ainda que embora haja datas e prazos é comum no processo de negociação que esses marcos acabem se estendendo, pois envolvem um grande número de países. “Agora temos que ouvir, consultar e procurar os caminhos de convergência”.

Oficialmente, os negociadores deveriam finalizar até hoje o documento final para ser entregue aos líderes políticos. Devido à falta de consenso, o prazo poderá ser até a véspera das reuniões com os chefes de Estado que começa no dia 20 e termina no dia 22 deste mês.

+ Mais

Izabella Teixeira defende maior participação de mulheres em conselhos de Administração

15/06/2012 - 13h49 - Cidadania Meio Ambiente Rio+20 - Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, fez um apelo hoje (15) às federações de Indústrias e Empresas do Brasil para que se engajem no processo de ampliar a participação das mulheres nos conselhos de Administração. Atualmente, apenas 11% das empresas que negociam ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) têm mulheres nesses conselhos, segundo uma pesquisa do Ministério do Meio Ambiente.

“Os conselhos de Administração com mais mulheres participando, certamente, poderão ter uma nova escala em torno da questão da sustentabilidade, principalmente em relação às opções de consumo”, destacou Izabella Teixeira.

A ministra participou, na manhã de hoje, com outras mulheres que ocupam cargos de destaque no país, de uma conferência para discutir a questão da igualdade de gênero como pressuposto para o desenvolvimento sustentável, no espaço Humanidade 2012, no Forte de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, lembrou que os desafios ainda são muito grandes para as mulheres na conquista de direitos. “O nível de opressão que sofremos [mulheres] é o que nos une, não importa a classe social, o lugar onde estejamos. É uma opressão que é diferenciada e reconfigurada por esses lugares que ocupamos, que também é uma realidade das mulheres do mundo empresarial.”

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) destacou que a conferência dá ênfase ao papel importante da mulher na busca por um mundo mais sustentável. “Esta é a primeira vez que se dedica um espaço para falar sobre a mulher que é quem educa e compra os produtos domésticos. Se a mulher não for parte intrínseca desse processo, não vamos ter o movimento que realmente queremos. À medida que a questão de gênero caminha mais rápido, teremos o meio ambiente preservado com muito mais rapidez”, disse a senadora.

O presidente da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaff, também defendeu a ampliação da participação feminina em postos importantes. “O papel das mulheres é muito menor do que poderia ter sido ao longo dos anos, mas não devemos gastar energia com o passado e o que nos interessa é o futuro para garantir uma participação máxima em todas as áreas, pois quanto mais melhor para o Brasil”, disse.
Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.