Mundo
 
 
 
 
Estratégias do SNUC são apresentadas na Rio+20
 

Sexta, 15 Junho 2012 20:47 - MMA e instituições internacionais debatem planejamento para ampliação do Sistema de Unidades de Conservação até 2020 - Cristina Ávila - As estratégias para a ampliação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) até 2020 foram um dos assuntos debatidos nesta sexta-feira (15/06), na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece no Rio de Janeiro. A demanda para a ampliação do sistema é de U$115 milhões, sendo que U$ 25 milhões foram garantidos pelo governo da Alemanha.

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, fez a abertura do encontro, realizado no Parque dos Atletas. "A história da criação de unidades de conservação no Brasil é exitosa, mas tem suas fragilidades", comentou. "O meio ambiente não está mais no gueto, mas precisamos ampliar o debate sobre modelos sustentáveis também com a mídia, com a classe política, com a sociedade em geral".

PARCERIAS

Gaetani ressaltou a parceria, especialmente do governo alemão, e de organismos como o Banco Mundial e de instituições britânicas e holandesas, que contribuíram para as conquistas brasileiras. "As unidades de conservação são a face mais visível das estratégias ambientais do governo brasileiro", afirmou o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, Roberto Cavalcanti. Ele comentou que estão garantidas nas áreas protegidas as condições ambientais que tornam a vida humana possível no planeta. Citou que as UCs contribuem para se resguardar espécies importantes para o desenvolvimento econômico do país.

A diretora do Departamento de Áreas Protegidas do MMA, Ana Paula Prates, apresentou as estratégias de ampliação e consolidação do Snuc e seus programas, que são os projetos implementados pelo MMA. Um deles foi a LifeWeb, plataforma de captação internacional de recursos. O objetivo é captar U$ 115 milhões, dos quais U$ 25 milhões já foram garantidos pelo governo alemão.

O dinheiro será aplicado no desenvolvimento da eficiência de gestão, para que as unidades de conservação alcancem a sustentabilidade financeira. Também serão realizadas campanhas educativas, para que a sociedade conheça as qualidades do patrimônio natural nacional. Serão também aplicados recursos para que as UCs construam infraestrutura básica e tenham instrumentos como planos de manejo.

EXEMPLO MUNDIAL

A diretora do Departamento de Áreas Protegidas ressaltou a presença de representantes das organizações internacionais. Citou a participação do secretário-executivo da Convenção sobre a Diversidade Biológica, Bráulio Dias, e do chefe da delegação do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) na Rio+20, Gustavo Fonseca. A LifeWeb é iniciativa da CDB e a Alemanha é o seu principal doador.

Fonseca salientou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Brasil na preservação ambiental, ao citar a premiação do Banco Mundial, no dia 7 de junho, pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, por seu apoio institucional e financeiro ao Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do MMA.

O Arpa foi selecionado por ser "especialmente notável e de grande impacto", diz o representante do GEF. O programa é responsável pelo apoio a 95 unidades de conservação, que protegem 52 milhões de hectares da Amazônia.

+ Mais

Bolsa Verde na Rio+20

Sexta, 15 Junho 2012 16:17 - A estratégia brasileira de combate à pobreza aliada a conservação ambiental - e seus exemplos bem-sucedidos - são discutidos na Arena Socioambiental - Márcia Bindo - Da SEDR - A família que havia capturado um bicho-preguiça decidiu devolver o pequeno animal aos agentes locais da Unidade de Conservação São João da Ponta, no Pará, com receio de perder o Bolsa Verde. Já em Tapajós-Arapiuns, comunidades estão melhorando a maneira de fazer roçado e plantando mudas para reflorestamento, incentivados pelo programa.

Estas são histórias que ilustram a mudança positiva de comportamento de comunidades que vivem em áreas rurais e que se cadastraram no Programa Bolsa Verde. A iniciativa do governo federal busca valorizar e compensar financeiramente famílias em extrema miséria que se comprometem a realizar atividades de conservação ambiental.

Neste domingo, dia 17 de junho, das 14h30 às 16h30, o Programa Bolsa Verde será discutido na Arena Socioambiental localizada no Aterro do Flamengo, (com transmissão ao vivo e interativo pela internet http://arenasocioambiental.org). A Arena Socioambiental é um espaço aberto e gratuito que acontece durante o Rio+20 para apresentar ao mundo iniciativas brasileiras de combate à pobreza e às desigualdades sociais no contexto do desenvolvimento sustentável.

O debate "Além do Antagonismo: conservação Ambiental e Inclusão Social" vai bordar iniciativas que visam garantir condições e incentivos para que populações pobres que utilizam os recurso naturais para sua subsistência tenham uma vida digna que inclua a conservação ambiental.

O programa Bolsa Verde Brasileiro e o Guarda Bosques Colombiano serão discutidos no debate conduzido por Roberto Vizentin, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Rodrigo Mederios, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável da UFRRJ, entre outros especialistas.

O Programa Bolsa Verde, em expansão, conta hoje com aproximadamente 27.500 mil famílias beneficiárias que vivem em 44 Unidades de Conservação, tais como florestas nacionais, reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentável e em 209 Projetos de Assentamentos Ambientalmente Diferenciados, além de áreas ribeirinhas, entre outros, abrangendo uma área total de 11,3 milhões de hectares. O Bolsa Verde reconhece e retribui essas comunidades rurais que são os responsáveis pela conservação dos ecossistemas associados a suas áreas, sendo repassados a cada três meses o valor de R$ 300,00 por família beneficiária.

Montada no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, a Arena Socioambiental será palco de exposições, atividades culturais e feira de produtos da sociobiodiversidade brasileira, entre 16 e 22 deste mês, durante a Rio+20. Confira a programação e os debates, com transmissão ao vivo pela internet: http://arenasocioambiental.org
Fonte: MMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.