Mundo
 
 
 
 
Economia deve valorizar os recursos naturais, diz representante da ONU para mudanças climáticas
 

17/06/2012 - 17h47 - Rio+20 - Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro – A secretária executiva da Cúpula das Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), Christiana Figueres, disse hoje (17) que o mundo não pode mais se dar ao luxo de ter um sistema econômico que não valorize os recursos naturais.

Figueres participou do Rio/Clima (Rio Climate Challenge), evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que busca soluções para as mudanças climáticas.

A proposta de dar um valor econômico aos “serviços prestados” pelos recursos naturais foi uma das sugestões do Rio/Clima, que será encaminhada aos chefes de Estado e de Governo que participarão da Rio+20 nesta semana.

“As ciências econômicas precisam mudar sua visão e passar a ver os recursos naturais como algo onde está o valor para os próximos 50 anos. Se não transformarmos isso no centro da nossa estrutura econômica, nós não vamos resolver o problema”, disse.

O Rio/Clima, que reuniu especialistas de 14 países, também propôs que o conceito de Produto Interno Bruto (PIB), que hoje mede a riqueza de uma nação com base apenas na soma de bens e de serviços produzidos, seja transformado para medir também o grau de sustentabilidade de um país.

+ Mais

Manifestantes protestam contra a presença do presidente do Irã na Rio+20

17/06/2012 - 16h13 - Rio+20 - Da Agência Brasil - Rio de Janeiro – Centenas de pessoas com faixas e cartazes escritos em português e inglês protestaram hoje (17) no Posto 8 da Praia de Ipanema, zona sul da cidade, contra a participação do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Ahmadinejad chega esta semana para discutir os temas da conferência com chefes de Estado e de Governo nos dias 20 a 22.

“A gente entende que Ahmadinejad representa o discurso do ódio e a diversidade [do povo] que o Brasil tem é contrária a isso. Combatendo o Ahmadinejad estamos combatendo o ódio e o preconceito. Questionar e discutir sua vinda para cá significa discutir o discurso do ódio”, explicou Michel Gherman, representante da Hillel, organização judaica em direitos humanos.

A manifestação chamada de Não Se Sustenta teve como objetivo aproveitar o foco da Rio+20 para expor à sociedade como a intolerância religiosa, cultural e de opção sexual violenta milhares de pessoas no mundo. Os manifestantes percorreram de forma pacífica toda a orla da praia até chegar ao Leblon, bairro vizinho. A polícia acompanhou de perto toda a movimentação.

“Temos problemas em todos os lugares do mundo relacionado ao ódio religioso. Então o que nós queremos alertar é isso, que eles devem dar sua contribuição no combate à intolerância religiosa”, destacou o interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Ivanir dos Santos.

Segundo Santos, estão acontecendo várias discussões sobre o assunto. No final desses debates será elaborado um documento a ser entregue às Nações Unidas.
Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.