Mundo
 
 
 
 
Sociedade civil na Rio+20 propõe taxas para fundo verde pela promoção de trabalho decentes
 

18/06/2012 - Representantes da sociedade civil reunidos nos ‘Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável’ acreditam que é preciso criar impostos para alcançar um desenvolvimento com base nos pilares ambiental, econômico e social. O evento acontece paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

As prioridades apontadas no debate “Desenvolvimento sustentável como resposta para a crise financeira” incluem:

-A promoção de reformas fiscais que incentivem a proteção ambiental e beneficiem os pobres;
-A criação de uma taxa sobre transações financeiras internacionais destinadas a um Fundo Verde responsável pela promoção de trabalhos decentes e tecnologias limpas;
-A adoção global de Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) como meta comum da sociedade civil, da Academia, do setor privado, das organizações não governamentais e do governo para reorientar o mundo para uma trajetória de desenvolvimento.
“A ideia é que, se o mundo concordar em adotar ODS compartilhados, isso vai criar mais ações que ir’ao além dos atuais debates, que muitas vezes ficam paralisados em instâncias oficiais”, afirmou o economista Jeffrey Sachs.

Para Sachs, cinco áreas prioritárias para os ODS: garantia das necessidades básicas do indivíduo; transição para um modelo de produção de energia sustentável; alcance de uma produção sustentável de alimentos; urbanização sustentável, com adaptações das cidades aos novos paradigmas de sustentabilidade; e a criação de uma indústria sustentável.

+ Mais

Agência da ONU promove fórum sobre o Futuro que as Mulheres Querem

18/06/2012 - O Fórum de Líderes sobre o Futuro que as Mulheres Querem é o evento culminante da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Organizado em colaboração com o Governo do Brasil e outros parceiros, será realizado nos dias 19 e 21 de junho, e vai reunir mulheres Chefes de Estado e de Governo e outras líderes e defensores da igualdade de gênero e direitos das mulheres, organizações do Sistema das Nações Unidas, organizações da sociedade civil, incluindo grupos de mulheres rurais, grupos indígenas e jovens, universidades e o setor privado.

O objetivo é reafirmar a importância da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres na concretização do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões – econômica, social e ambiental.

Amanhã, 19 de junho, o Fórum vai promover e traçar o perfil do papel das mulheres, como líderes, participantes, contribuintes e beneficiários em esforços para promover o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. O ponto culminante será a Cúpula de Líderes Mulheres sobre o Futuro que as Mulheres Querem, na quinta-feira (21/6).
Fonte: ONU

ONGs pedem que documento final da Rio+20 defenda bens comuns

18/06/2012 - Uma economia verde que não se baseie em princípios de mercado, adoção de políticas de promoção de saúde, o respeito aos direitos humanos e criação de uma convenção de proteção dos oceanos. Essas são as questões fundamentais a serem incluídas no documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) na visão do Major Group de Organizações Não Governamentais.

“Não queremos que os negociadores reinventem a roda, mas, sim, que eles avancem no cumprimento dos compromissos já assumidos em 1992, diz o coordenador do Major Group, Jeff Huffines.

Para a coordenadora regional do grupo, Aleida Rijot, esses pontos estão diretamente relacionados ao debate – inédito até então – de um novo modelo econômico. “Estamos em um momento em que a mudança é possível. Pela primeira vez o modelo de economia está sendo discutido como um todo. Chegou-se a um limite ambiental tão grande que necessita-se de soluções.”

Na avaliação de Leonardo Rocha, integrante do Major Group, sem esses temas, o documento não refletirá as necessidades de 99% da população mundial.

+ Mais

Especialistas na Rio+20 pedem desmatamento zero em 8 anos

18/06/2012 - Desmatamento zero até 2020 é uma das recomendações que o Painel “Florestas”, dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, levará aos Chefes de Estado reunidos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Escolhida por especialistas neste domingo (17/06), a meta acompanha outras duas recomendações: reflorestamento de 150 milhões de hectares (mais votada por internautas) e investimento em tecnologia e preservação de conhecimentos tradicionais – solicitação do público que assistiu aos Diálogos no Riocentro.

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bertha Becker afirmou que é necessário investir nos núcleos urbanos próximos às florestas para fornecer serviços sociais básicos para as populações das florestas, de forma tanto a ajudá-las a preservar o ambiente, quanto a evitar uma migração para as grandes cidades.

Na avaliação do Presidente do World Resources Institute, Manish Bapna, o documento final da Rio+20 será o que é politicamente possível para o futuro, mas que as recomendações que ficarão registradas pelos Diálogos são o que o mundo considera necessário.
Fonte: ONU

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.