Mundo
 
 
 
 
Brasil emite menor quantidade de gás carbônico para gerar energia entre os principais países do mundo
 

19/06/2012 - 19h26 - Rio+20 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Estudo sobre a qualidade da matriz elétrica mundial mostra que o Brasil é um dos países que mais contribuem para a sustentabilidade no mundo, no que diz respeito à sua matriz elétrica. O estudo foi divulgado hoje (19) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) no Humanidade 2012, evento paralelo à Rio+20.

“O Brasil emite cerca de 60 toneladas de gás carbônico para gerar um gigawatt-hora (GWh). O mundo, na média, emite quase dez vezes mais, da ordem de 500 toneladas para gerar um GWh”, disse à Agência Brasil o gerente de Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema Firjan, Cristiano Prado.

Segundo ele, o Brasil usa muita hidreletricidade e energia nuclear. “Os países que usam outras formas de energia mais poluentes acabam emitindo mais gás carbônico e, em consequência, poluindo mais para gerar energia elétrica”, explicou o economista da Firjan.

No ranking de qualidade da matriz de energia elétrica dos 71 principais países do mundo, o Brasil aparece na quinta posição, depois da Suíça, Noruega, Suécia e Islândia.

Em comparação aos países que integram o Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o Brasil está mais bem posicionado, uma vez que emite menos gases de efeito estufa. “Na verdade, ele emite quase 11 vezes menos do que a média dos demais países do Brics”.

Cristiano Prado declarou que esse é um dado muito positivo, porque como o Brics apresenta uma perspectiva de continuidade de crescimento forte nos próximos anos, “o Brasil, com a qualidade de sua matriz elétrica, é o que menos impactará o planeta no que diz respeito à geração de energia para suportar o crescimento”.

A análise é válida também para os dez maiores países do mundo, cuja relação inclui o Brasil. Nessa comparação, o país ocupa a melhor posição em termos de qualidade da matriz. “Ele é o que menos contribui para poluir o planeta no que diz respeito à geração de energia elétrica”. Além disso, Prado ressaltou que do total de emissões de gás carbônico equivalentes durante a geração de energia, o Brasil ocupa também uma posição de vanguarda, de acordo com dados de 2009 da Agência Internacional de Energia.

“O Brasil contribui com 0,3% das emissões de gás carbônico quando gera energia elétrica. Os dez maiores países correspondem a 70,6%”. A contribuição de emissões no mundo dos Estados Unidos, em termos de geração de energia elétrica, alcança 22,4% e da China, 26,3%.

“Portanto, tanto no que diz respeito à qualidade da matriz elétrica, como à quantidade de emissões [de gases de efeito estufa] para gerar energia, o Brasil ocupa uma posição de destaque e contribui para a sustentabilidade do mundo de hoje”, disse.

+ Mais

Lançada no Rio Plataforma Brasileira de Bioquerosene no âmbito da Rio+20

19/06/2012 - 19h27 - Rio+20 - Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A União Brasileira do Biodiesel e do Bioquerosene (Ubrario) lançou hoje (19), no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a Plataforma Brasileira de Bioquerosene, com a proposta de discussão de uma política de incentivo ao uso do biocombustível na aviação.

O lançamento, que contou com a participação das organizações que assinam o Manifesto Global de Bioquerosene de Aviação, também marcou o lançamento do programa Voando Verde, Dirigindo Verde, que visa a promover o uso do biocombustível nos voos comerciais para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Para o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o lançamento da plataforma é uma iniciativa de extrema importância para o Brasil e também para o mundo. “É a celebração do encontro de um dos meios de transporte mais modernos e tecnologicamente mais avançados, que é o transporte aéreo, com o meio ambiente, e ainda o biocombustível, que é também o que há de mais avançado do ponto de vista ambiental. Então, que este lançamento aconteça no Brasil e no momento em que acontece a Rio+20 é muito simbólico e reflete aquilo que o país espera para o futuro”, avaliou Pimentel.

Na avaliação do presidente da Ubrario, Juan Diego Ferrés, em comparação a outros combustíveis fósseis, o uso do bioquerosene pode reduzir em até 80% o volume de emissões de gases causadores de efeito estufa. “Uma das metas da Internacional Air Transport Association [Iata] é a de que, até 2050, sejam cortada pela metade as emissões de gás carbônico, atualmente da ordem de 650 milhões de toneladas por ano. Esse corte representaria uma diminuição de 2% nas emissões globais de gás carbônico”.

Pimentel disse que o Brasil é o país que mais tem condições de oferecer oferta regular, estável e com preços competitivos do produto em todo o mundo. “Com essa definição da Iata, de que a aviação em todo o mundo terá que utilizar, até 2040, 50% de mistura de bioquerosene nos voos, o Brasil tem que correr para sair na frente do processo e acredito que teremos um belo futuro pela frente”.

Também na avaliação do presidente da Ubrario, o Brasil terá um papel fundamental na consolidação da energia propiciada pelos biocombustíveis. “O biqueresone é uma realidade. Não existe mais nenhum entrave tecnológico e nem social para a expansão da produção de biodiesel, uma vez que há oleaginosas que não concorrem com a produção de alimentos”.

Para o dirigente, porém, são necessárias “políticas públicas que garantam a consolidação do biocombustível na matriz energética mundial. Ele lembrou, por outro lado, que existe uma enorme demanda da aviação civil por alternativas “que mitiguem as emissões de gases causadores de efeito estufa”.

O lançamento do querosene de aviação aconteceu no Salão Nobre do Aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, com a chegada do primeiro voo da Gol abastecido com bioquerosene e que saiu de São Paulo com autoridades brasileiras e internacionais do setor de aviação.
Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.