Mundo
 
 
 
 
Ministro Mendes Ribeiro se reúne com ministros da agricultura de mais de 20 países na Rio+20
 

20/06/2012 16:20 - Agricultura, Sustentabilidade, Produção sustentável - CNO Rio+20 - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, se reuniu nesta quarta-feira, 20 de junho, com ministros da área agrícola de mais de 20 países. A reunião ocorreu no Forte de Copacabana como parte da programação paralela da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

A reunião principal contou com a participação dos ministros da Agricultura de países como Argentina, Uruguai e China. O ministro destacou o papel brasileiro como referência sustentável para o mundo, especialmente com o incentivo a utilização de práticas agrícolas como plantio direto na palha e integração Lavoura-Pecuária-Floresta, a partir do Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). A iniciativa do Governo brasileiro financia ações que auxiliem a reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Mendes ainda informou dados às autoridades quanto à diminuição do desmatamento, especialmente no bioma Amazônia em 23 anos (81% da floresta amazônica está preservada), e redução de 67% das emissões de gases de efeito estufa. “O Brasil atingiu um novo patamar no que se refere à produção com sustentabilidade”, afirmou.

O presidente da Embrapa, Pedro Arraes, apresentou às autoridades o trabalho da empresa no desenvolvimento de novas tecnologias no campo, especialmente as parcerias já existentes com centros de pesquisas de vários países do mundo. “Temos percebido o interesse de diversos países em conhecer o sistema produtivo do Brasil e o trabalho desenvolvido pela Embrapa. Ampliaremos as parcerias para levarmos às demais nações – especialmente as mais pobres – a tecnologia que desenvolvemos no Brasil para aumentar a produção preservando o meio”, explicou Arraes.

Antes do início do evento, Mendes Ribeiro Filho manteve encontros bilaterais com os ministros da Agricultura da Finlândia, Jari Koskinen, e da Hungria, Sandor Fazekás. Durante as reuniões, foram discutidas parcerias entre os países na área de pesquisa agropecuária visando a troca de experiências e tecnologias sustentáveis aplicadas no campo. “A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária [Embrapa] é uma das maiores do mundo do setor e nos colocamos à disposição tanto para enviar os profissionais desse órgão para o exterior quanto receber pesquisadores estrangeiros”, afirmou Mendes Ribeiro Filho.

Nesta quinta-feira, 21 de junho, o ministro continua a recepcionar autoridades internacionais da área agrícola, na Embrapa Solos. Às 9h, Mendes recebe o Comissário de Agricultura e Desenvolvimento Rural da União Européia, Dacian Ciolos, quando devem assinar um memorando de entendimento. Ele ainda encontrará o ministro da Agricultura da China, Han Changfu, às 10h.

+ Mais

Ministro da Ciência ressalta união e ações por economia verde inclusiva

20/06/2012 17:00 - CNO Rio+20 - Marco Antonio Raupp participou do lançamento do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade. Ele defendeu uma maior interação entre governos e empresas com esse objetivo
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participou nesta segunda-feira, 18 de junho, do lançamento do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, durante o fórum Desenvolvimento Sustentável: Novas Dimensões para a Sociedade e Negócios. O evento organizado pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV) aconteceu no Rio de Janeiro.

Em seu discurso, Raupp exaltou a iniciativa, destacando as semelhanças do projeto com os conceitos do ministério, e defendeu uma maior interação entre os setores público e privado. Também ressaltou o avanço científico brasileiro, bem como os programas de reprodução de energia limpa, enfatizando o papel importante da energia eólica, que, segundo ele, deve compor 7% da matriz elétrica em 2014.

“É o tipo de evento que tenho satisfação de participar porque tem em seu foco a construção de ações concretas para solucionar os problemas atuais”, declarou o ministro.

“O fórum e o prêmio têm em sua essência a mesma orientação que a política do MCTI para o fomento da economia verde inclusiva. Trata-se de uma abordagem que privilegia o crescimento, visando uma intervenção sustentável do homem na natureza. A Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação coloca justamente como um dos grandes desafios do sistema brasileiro do setor a obtenção da liderança na economia do crescimento natural, que se apresenta como o caminho mais seguro para aliar crescimento econômico e sustentabilidade em todas as suas acepções.”

O prêmio, parceria da empresa Vale com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), reconhecerá teses de mestrado e doutorado com ideias, soluções e processos inovadores relacionados aos seguintes temas: redução do consumo de água e energia; redução de gases de efeito estufa (GEEs); aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos; e tecnologia socioambiental focada no combate à pobreza.

União entre setores

Para o ministro, a aproximação entre os setores é necessária à construção da economia verde inclusiva, dentro de uma estratégia global de fortalecimento das práticas econômicas sustentáveis.

“Este fórum e o prêmio mostram com clareza que o governo não está sozinho nesse esforço”, disse. A seu ver, o setor privado brasileiro tem dado exemplos consistentes de liderança e ousadia na área ambiental, e a interação entre a Vale e a Capes é um bom exemplo desse trabalho.

“Esperamos que essas parcerias cresçam e se multipliquem. Só teremos sucesso nessa ousada empreitada em prol da economia verde se houver sinergia, não apenas entre políticas públicas, mas também entre instituições e pessoas. Precisamos conhecer melhor a natureza e entendê-la de maneira mais inteligente. É esse o caminho prometido pela sustentabilidade.”
Fonte: CNO Rio+20

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.